Tribos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| tribos |
| ESPM
BRENO MOSQUEIRAEDUARDO FREITASFERNANDO LEITEGABRIEL MACIELGUILHERME MUSSI |

[torcida organizada] |
MARKETING / ADM 1 D |

ÍNDICE

1- Tribos
1.1- Quem são e como agem
2- Torcida Organizada
2.1- Definição
2.2- História e Contexto Histórico
2.3- Como agem
2.4- Como se identificam
2.5- Como se estruturam
3- Entrevistas
3.1- Entrevista com MartimArantes
3.2- Entrevista com Fernando Bandiera
4- Padrão de Consumo
4.1- Qual o padrão de consumo do grupo?
5- Influências
5.1- Como o grupo influencia o consumo e comportamento do individuo?
6- Conclusões Finais

1- Tribo
1.1 quem são e como agem

O termo ‘tribos’ nada mais é do que uma metáfora para explicar a existência de agrupamentos tipicamente urbanos,os quais constroem uma identidade própria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo é como falar em pacto. (ARAÚJO, 2003, p. 1)
Quando entendemos o conceito de tribos fica quase que impossível entrar nessa tematica sem abordar seu comportamento.
Afinal, como agem as tribos? O comportamento de massa é a essência da ação desses agrupamentos. Ao construir uma identidade própria, uma linhade ação e uma ideologia, cria-se um “código de conduta” com o qual todos os membros devem concordar e seguir (código esse que pode aparecer de maneira explicita ou implicita). O foco agora volta-se nos membros, afinal eles não vivem a mesma realidade entre si e possuem diferentes valores e noções de conjunto. Dessa forma manifesta-se o fenômeno da dupla personalidade, traço marcante das tribos. Oindivíduo passa a se comportar de maneiras diferentes dentro e fora da tribo a qual pertence. Freud classifica essas mudanças comportamentais como “instinto social, capaz de promover comportamentos peculiares para a ocasião, provenientes de um fenômeno mental.’ (FREUD, 1996, p. 83)
Conclui-se que as tribos tem comportamentos próprios que acabam se sobressaindo aos comportamentosindividuais e agindo de maneira coercitiva sob os membros. A tribo que vai ser discorrida ao longo do trabalho, torcidas organizadas, ilustra de maneira ímpar o poder que as massas exercem nos individuos, quebrando paradigmas, influenciando diretamente no consumo, e como muitas vezes a explicação para a dupla personalidade é simples e tão difícil de ser encarada.

2- Torcida organizada
2.1Definição

Torcida organizada é o nome da associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil. É um grupo de torcedores que acompanham constantemente os times durante suas partidas no estádio, e se vestem e se comportam de maneira coletiva.
As Torcidas Organizadas não deixam de se constituir numa rede em que indivíduos, a partir da sua preferência por um clube de futebol,procuram aliar-se a outros com o intuito de não só torcer pelo time, mas também, de participar da “comunidade”. É um grupo social que faz parte de uma cultura, formando teias de sociabilidade.

2.2 História e contexto histórico

No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes deAlmeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil. A torcida era conhecida por ser muito entusiasmada e por fazer comemorações por conta própria com serpentinas e confetes. Ela esteve presente, por exemplo, na Inauguração do Estádio do Pacaembu em 1940. Posteriormente, em 1944, foi criada a Torcida Organizada do Vasco daGama, se caracterizando como a primeira torcida organizada nos moldes atuais da sociedade. Nesse período, o Brasil caminhava em passos largos na busca do desenvolvimento econômico e a cidade de São Paulo avançava no processo de aceleração urbana, porém, notoriamente desarticulado e descompromissado com as bases sociais. Normalmente, as associações dos torcedores organizados adotam um mascote...
tracking img