Tribos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIBOS
TORCIDA ORGANIZADA
DEFINIÇÃO: Torcida organizada ou torcida uniformizada é o nome da associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil. É um grupo de torcedores que acompanham constantemente os times durante suas partidas no estádio, e se vestem e se comportam de maneira coletiva.
HISTÓRIA E CONTEXTO HISTÓRICO: No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi oSão Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil. A torcida era conhecida por ser muito entusiasmada e por fazer comemorações por conta própria com serpentinas e confetes. Ela esteve presente, por exemplo, na Inauguraçãodo Estádio do Pacaembu em 1940. Posteriormente, em 1944, foi criada a Torcida Organizada do Vasco da Gama, se caracterizando como a primeira torcida organizada nos moldes atuais da sociedade. Normalmente, as associações dos torcedores organizados adotam um mascote próprio e é a partir daí que ele irá desenvolver diversos produtos com a marca da torcida.
COMO AGEM: Dentre os materiais utilizadospelas torcidas organizadas durante as festas do jogos estão as bandeiras de grande porte (4x4 metros), bandeirões (que recobrem todo o setor das arquibancadas do estádio), fogos de artifício e faixas com o nome da torcida. Muitas das bandeiras contém algum símbolo ou frase relacionada oficialmente à torcida.
Todos os materiais utilizados são de posse da própria torcida organizada, não podendo,com poucas exceções, haver participação individuais dos torcedores comuns. A confecção destes materiais é feita através da renda adquirida através da venda dos produtos oficiais e das mensalidades pagas pelos membros da torcida
COMO SE IDENTIFICAM: As associações de torcedores organizados usualmente adotam para si um mascote próprio. A partir dele, será feito a divulgação e comercialização detoda uma série de produtos envolvendo a marca da torcida.
Além disso, é comum o uso de símbolos e gestos corporais designados como oficiais dos movimentos. Normalmente, são feitos gestos com as mãos e com os braços, formando cruzes, triângulos, x, entre outras figuras mais.
COMO SE ESTRUTURAM: O que caracteriza a organização da torcida é sua estrutura. Toda torcida organizada possui presidente,vice-presidente, tesoureiro, entre outros cargos mais. Muitas vezes, estes cargos são remunerados, sendo pagos pelos membros oficiais do movimento devidamente registrados que pagam mensalidades.
As Tribos Urbanas são constituídas de microgrupos que tem como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneirasde se vestir. As torcidas organizadas se inserem no conceito de tribos urbanas pelo fato de seus integrantes se unirem antes, durante e depois dos jogos pelo simples motivo de torcer por um clube em comum. Eles utilizam roupas e bandeiras com símbolos próprios, gírias e hinos referentes ao time.
enorme esforço que é feito por seus integrantes para mudar a visão que a sociedade tem sobre elas.Nem sempre a violência toma conta de tudo, ainda é possível perceber o amor que essas torcidas sentem por seus clubes. O show de cores e música que é proporcionado nos estádios em todo o Brasil deveria ser mais valorizado pelas pessoas que insistem em criticar as torcidas organizadas.
As primeiras "torcidas organizadas" datam do fim da década de 60 e do começo dos anos 70.7 Nesse período, o Brasilcaminhava em passos largos na busca do desenvolvimento econômico e a cidade de São Paulo avançava no processo de aceleração urbana, porém, notoriamente desarticulado e descompromissado com as bases sociais.8
A violência entre "torcidas organizadas" não está desarticulada dos aspectos político, econômico e sociocultural vivenciados nas relações individuais e grupais na sociedade brasileira...
tracking img