Tribos urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tribos Urbanas
“Tribo urbana” é o nome dado a um grupo de pessoas, geralmente jovens, com hábitos, gostos, valores culturais, estilos musicais e de se vestir e/ou ideologias políticas semelhantes. Trata-se de grupos urbanos unidos pela afinidade de interesses e gostos. Esses grupos questionam relações, valores e costumes presentes nas sociedades contemporâneas e combinam aspectos arcaicos eatuais ao juntar as novas tecnologias e a lógica individualista com a ideia do tribalismo, da união e lealdade, do pertencer a um grupo, fazendo com que todo movimento de contracultura seja considerado por muitos uma tribo urbana. Tais tribos são mais comuns em grandes metrópoles, daí a denominação tribos urbanas.
É importante atentar para o fato de que tribos urbanas estão mais ligadas a um conceitode identificação do que de identidade, uma vez que esta última dá a ideia de algo estável e imutável, enquanto que o termo identificação diz respeito a algo que varia, já que a qualquer momento, um individuo que até então se identificava com uma certa tribo, pode passar a identificar-se com outra.
Os Maconheiros
Empregar o termo “Maconheiros” para definir uma tribo urbana pode gerar algumestranhamento por parte de quem ouve. No entanto, como já foi citado, o que caracteriza uma tribo urbana é justamente a união de pessoas que possuem características e valores e ideologias comuns, que faz com que se identifiquem. . Neste caso, a tribo dos maconheiros é caracterizada pela união de pessoas que tem o hábito de fumar maconha recreativamente. Certa cultura acaba sendo criada pela droga,geralmente em busca de psicodelia, sensações diferentes etc..

São vários os fatores que podem influenciar, ou mesmo levar ao consumo de drogas psicotrópicas não só entre os jovens, mas na população em geral. São fatores individuais, como desejo por vivenciar novas experiências, procura por diversão e prazeres, desinibição, desejo por esquecer problemas ou para melhor se integrar aos grupos aosquais querem pertencer; sociais, como revolta com os rumos das sociedades contemporâneas, o que os levam a querer testar limites e transgredir regras culturais quebrando a moral vigente ou até mesmo fatores psicológicos, como transtornos de ansiedade, depressão e insônia; religiosos e genéticos.
Embora não muito reconhecidos como uma tribo, dados da ONU estimam que cerca de 150 milhões de pessoasfumam maconha em todo o mundo, o que torna tal tribo muito complexa e abrangente. Focar-nos-emos, porém, apenas na parcela de maconheiros que não tem preocupações em se assumir como tais. Além disso, como se trata de uma pesquisa de campo, falaremos daqueles presentes no Colégio Pedro II – UESC e arredores.
No entanto, vale ressaltar que alguns dos participantes dessa tribo preferem não seassumir, devido principalmente às opressões e preconceitos impostos pela sociedade, dando ao termo “maconheiro” uma conotação ruim, ao qual não querem ser associados, mas que acabam sendo. Ou seja, a “rejeição” a esse grupo, muitas vezes parte de dentro dos próprios maconheiros que não querem ser rotulados como tais. Com isso, concluímos que são poucos aqueles que assumem fazer parte desse grupo,aceitando as muitas (e duras) consequências.
Justificativa
Escolhemos esta tribo porque vivemos em um país no qual o uso da maconha é ilegal, formando uma sociedade, em sua maior parte, tomada por preconceitos a respeito desse grupo, o que nos leva a crer que os maconheiros assumidos merecem destaque neste trabalho, já que são capazes de assumir o que realmente são. E isso envolve assumir a suarevolta perante a uma sociedade preconceituosa. É importante lembrar que não achamos que fumar maconha seja certo, em vista alguns problemas de saúde gerados por ela, porém, não achamos certo também que os maconheiros sejam discriminados.
Na verdade criou-se um preconceito e um tabu muito grande em relação à maconha: muitos usuários são taxados de marginais, que usam a maconha para cometerem crimes,...
tracking img