Tribos Urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual a sua Tribo?

TEXTO 1:
O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais.Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova lorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o "break"). No "hip-hop" os jovens usam as expressõesartísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip-hop" afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dosnegros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o"hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.

(SCHOBER, Juliana.Hip-hop: das seções policiais para os cadernos culturais dos jornais. Ciência e Cultura. vol.56 no.2 São Paulo Abr./Jun. 2004. Disponível emhttp://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252004000200025&script=sci_arttext, acessado em 28/10/2012 (adaptado)


TEXTO 2

Agora leia a letra da música Negro Drama, um rap. Se possível, escute a música toda (há muitas versões dela na internet).Negro Drama
Racionais MC’s

1. Negro drama,
Entre o sucesso e a lama,
Dinheiro, problemas,
Inveja, luxo, fama.
(...)
2. Negro drama,
Eu sei quem trama,
E quem tá comigo,
O trauma que eucarrego,
Pra não ser mais um preto fodido.
3. O drama da cadeia e favela,
Túmulo, sangue,
Sirene, choros e vela.
(...)
4. Olha quem morre,
Então veja você quem mata,
Recebe o mérito, a farda,Que pratica o mal,
5. Me ver,
Pobre, preso ou morto,
Já é cultural.
6. Histórias, registros,
Escritos,
Não é conto,
Nem fábula,
Lenda ou mito,
(...)
7. O dinheiro tira um homem da miséria,...
tracking img