Tribos urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. Introdução .......................................................................................03
2. Desenvolvimento Tribos Urbanas...................................................04
2.1 Movimento Rastafári.....................................................................05
2.2 Movimento Hippie........................................................................062.3 Movimento Emo............................................................................07
3. Figuras..............................................................................................08
4. Conclusão..........................................................................................09
5.Referências........................................................................................10



















SÃO PAULO
2012



INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos conhecer os movimentos chamados de tribos urbanas.
Tribos urbanas são nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais ou ideologia políticas semelhantes.
Algumas são alternativas a ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomesgenéricos dados a determinados grupos de pessoas.
Tribos Urbanas são mais comuns em grandes metrópoles, por isso são denominadas urbanas.
Todos os movimentos de contracultura são tribos urbanas, porém, nem todas as tribos urbanas são movimentos de contracultura.
Isso significa que cada pessoa na sua formação necessita de conhecer pessoas que tenham os mesmos gostos de pensamentos.
Há váriostipos de movimentos, a seguir iremos falar sobre: Movimento Rastafári, Hippie e Emo, e neles entender a diferença entre cada um e também o que ambos podem ter em comum.
No decorrer deste trabalho, será possível entender um pouco da cultura, gostos e modo de vida de cada tema a ser desenvolvido.













2. MOVIMENTO HIPPIE
Os hippies eram parte de um movimento de contraculturados anos 1960 tendo relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos EUA, embora tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 1970.
O lema “Paz e amor” sintetiza bem a política dos Hippies, que constituíram um movimento por direitos civis, igualdade e antimilitarismo nos moldes da luta de Gandhi e Martin Luther king, embora não tãoorganizadamente, mantendo uma postura mais anárquica do que anarquista propriamente, neste sentido.
Os Hippies tendem a viver em comunidades coletivas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais, usam cabelos e barbas mais compridos uma ofensa e também achavam falta de higiene. O símbolo da paz, que é uma figura circular com três intervalos iguais, foi desenvolvido naInglaterra como logo para uma campanha pelo Hippies Americanos que eram contra a guerra nos anos 60, a Kombi também se tornou um dos símbolos principais da contracultura do movimente Hippies desde 1960 até hoje.
Outras características associadas aos Hippies.
Roupas velhas e naturalmente rasgadas, para ir à oposição ao comunismo, ou então roupas com cores berrantes para fazer apologia e psicodelia,além de diversos outros estilos incomuns (tais como calças boca – de – sino, camisas tingidas, roupas de inspiração indiana).
Amor livre e sem distinções o ince mo e meditação são partes integrantes da cultura Hippies pelo seu caráter simbólico e quase religioso.
Uso de drogas como marijuana (maconha), haxixe e alucinógenos como o LSD psilocibina (alcaloide extraído de um cogumelo), virando a“liberação da mente”.
Culto pelo prazer livre seja ele físico sexual ou intelectual.
Repudio a ganância e a falsidade entre outras características. Por volta de 1970, muito do estilo hippies se tornou parte da cultura principal, disseminando a sua essência por todas as áreas das sociedades atuais. A liberdade sexual, a não discriminação das minarias, o ambientalismo e o misticismo atual soa,...
tracking img