Tribos urbanas : tatuados.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo da história da humanidade, a tatuagem flutuou por várias castas sociais, carregando combinações infinitas de signos, que dependendo da época, transmitiam poder, cultura e realeza, ou então caracterizavam marginalidade. Em A desobediência do Homem, o naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882) escreveu que não havia nação na terra que não conhecesse esse fenômeno, cultivado desdeos povos primitivos.
A arte pré-histórica deixou vestígios sobre a tatuagem ao registrar para a posteridade desenhos e estatuetas de figuras humanas exibindo pinturas nos corpos, numa evidência da possibilidade da prática dessa arte há centenas de milhares de anos. Estudiosos acreditam que cicatrizes de guerra na pele dos homens eram sinais de bravura. Exatamente por essa característica, elespassaram a se marcar voluntariamente, fazendo desenhos com espinhos e pigmentos naturais. Quanto mais desenhos, mais amedrontador seria o guerreiro. Num salto para a sociedade de castas, a existência da tatuagem na Antiguidade foi confirmada não só pela descoberta de múmias milenares com a pele pintada como relatos do historiador Heródoto, do explorador Marco Polo e do navegador inglês James Cook,considerado o pai da palavra tattoo, tatuagem em inglês. Ela surgiu durante uma das viagens de Cook pelo Pacífico, ocasião em que ele escreveu no seu diário a palavra tattow, onomatopéia criada a partir do som emitido pela tatuagem feita com dentes de tubarão.
Entre as múmias descobertas, uma trazia tatuagens por toda a espinha dorsal, outra exibia uma grande espiral no baixo ventre –possivelmente relacionada a um ritual de fertilidade. Em novos achados surgiram prováveis sinais de magia ou medicina nos desenhos. Arqueólogos que participaram de escavações na região do rio Nilo acreditam que as múmias do sexo feminino também eram tatuadas para realçar seus encantos.
Séculos depois, nos primórdios da era cristã, a tatuagem assumiu funções diversas: os seguidores de Cristo se reconheciam ese protegiam da submissão aos pagãos tatuando peixes ou letras gregas em seus corpos. Durante a Idade Média, a tatuagem foi banida por ser associada ao demônio. Qualquer cicatriz ou desenho na pele invariavelmente levava a pessoa para a fogueira.
Em interpretação oposta, estudos sobre diferentes tipos de sociedade mostram que a tatuagem guarda aura religiosa. É maneira explícita de os indivíduoscontarem suas intenções a Deus e ao mundo, já que suas tatuagens funcionariam como uma espécie de passaporte para o céu. Os índios sioux, da América do Norte, diziam que depois da morte uma divindade exigia ver as tatuagens para permitir a entrada no paraíso. Na Índia e no Tibet, uma das intenções de ter a pele desenhada é dar força às pessoas nos períodos difíceis da vida, como puberdade egravidez. Isso também ajudaria a superar doenças e desgraças.
Um dos tipos mais conhecidos de tatuagem está relacionado com os rituais de iniciação, praticados em muitas partes do mundo. A cena indica o começo da transição para outra fase da vida – de moleque para homem, de garota para mulher, para mãe. Provas da diversidade dos significados da tatuagem chegaram ao Taiti, onde a origem da prática seriadivina. Trata-se de uma interpretação semelhante à dos maias, na América Central, que tatuavam imagens de seus deuses. Os povos berbere e samoano acreditam que elas são um escudo para o reumatismo.
Tatuagens medicinais ainda são encontradas do Egito à África do Sul. Jovens núbias do Sudão, por exemplo, não usam apenas por vaidade. De acordo com seus conceitos, é uma tradicional forma devacinação, pois o incentivo a pequenos ferimentos fortifica o sistema imunológico, reduzindo o risco de infecções durante a gravidez e o nascimento. Derivações desse tipo foram relatadas no Ocidente. São conhecidos os marinheiros norte-americanos que se protegem de afogamento tatuando um galo no pé e um porco no outro. Com os ciganos e povos do Bálcãs, o papel das tatuagens é manter afastado as bruxas...
tracking img