Tribos urbanas - goticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tribos urbanas

Subcultura: Góticos

Trabalho apresentado à Universidade Paulista,
como exigência do curso de Engenharia.
Orientador: Prof º Marcio Frugoli

SÃO PAULO
2011

AGRADECIMENTOS

 

Gostaríamos, primeiramente, agradecer à todos que colaboraram para estetrabalho, pessoas as quais entrevistamos, que dispuseram de seu tempo para nos ajudar, às pessoas que nos apoiaram. Agradecemos aos entrevistados Luciana, Rene, Adriana e Cindy, pela paciência, e simpatia com que nos trataram. Ao Ernesto, por facilitar nossa entrada no Hotel Cambridge, e nos apresentar as pessoas certas para a entrevista. Ao Daniel e Malloy, por não se importarem com o tempo queconsumimos deles com nossas perguntas, e se preocuparem como estávamos sendo tratados dentro da balada Sangue e Sedução. E a todos que indiretamente colaboraram.

Nosso muito obrigado!

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 ORIGEM DO TERMO GÓTICO 4
1.1 ORIGEM DA SUBCULTURA GÓTICA 4
1.2 NO BRASIL 4
1.3 ESTRUTURA DA SUBCULTURA 5
2 RELIGIÃO E SIMBOLISMO 5
3ARTE GÓTICA 6
3.1 ESCULTURA 7
3.2 ILUMINURA 8
3.3ARQUITETURA. 8
4 MÚSICA GÓTICA 9
4.1 CARACTERÍSTICAS MUSICAIS 10
5 LITERATURA GÓTICA 12
5.1 LITERATURA NO BRASIL 14
6 ESTILO GÓTICO 15
7 CINEMA 18

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

9 ANEXOS 20

ANEXO I - ESCULTURAS GÓTICAS 20
ANEXO II - FIGURAS 20
ANEXO III - ARQUITETURA 21
ANEXO IV -CEMITÉRIO DO ARAXÁ 21
ANEXO V - GOTHIC ROCK OU TRAD ROCK 22
ANEXO VI - GOTHIC LOLITA 22
ANEXO VII - BABY GOTH 22
ANEXO VIII - CORP GOTHS 22
ANEXO IX - CYBER GOTHS 22
ANEXO X - ROUPAS GÓTICAS 23
ANEXO XI - OBRAS LITERÁRIAS 23
ANEXO XII - ACESSÓRIOS GÓTICOS 24
ANEXO XIII - FOTOS DOS GÓTICOS ENTREVISTADOS 25

BIBLIOGRAFIA 27

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremosabordar como tema as tribos urbanas: góticas, serão descritos sua origem, o significado do termo Gótico, como evoluíram a subcultura entre o mundo através da sua arte (arquitetura, escultura, pintura, iluminarias), música, vestimentas e acessórios, cinema, literatura, religião, entre outros.

O termo gótico se iniciou na França, sendo mais específico na Ilê Frances através da arquitetura, com opassar do tempo ela se abrangeu em outros países da Europa com características diferentes, podemos ver essa diferença em algumas catedrais do mundo.

Esse Movimento se expandiu para diversas áreas, sendo mais conhecido através da música devido às performances de algumas bandas em seus shows, através do seu comportamento e vestimentas.

1 ORIGEM DO TERMO GÓTICO

O termo (palavra)gótico deriva de Godos, povo germânico que habitava a Escandinávia, sendo que a subcultura gótica não possui nenhuma relação com os Godos, foi usado a partir do inicio da Renascença para designar de forma depreciativa a produção cultural ocorrida entre os séculos XII e XV e posteriormente de toda Idade Média, a qual foi associada o conceito de idade das trevas, em oposição à nova idade da razão ou daluz: o Iluminismo.
Este termo foi usado com vários significados, com o passar dos tempos, se tornou sinônimo de tudo que fosse medieval, sombrio, assustador, fantasmagórico, macabro, amedrontador e similares.

1.1 ORIGENS DA SUBCULTURA GÓTICA

A Subcultura gótica teve inicio na Inglaterra durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também dogênero pós-punk. Ela abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a música Darkwave/Gothic Rock, Pós Punk, Ethereal Wave, EBM, e Synthpop, a estética e certa bagagem filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio.
No final da década de 70, o termo Gótico torna-se "sinônimo" de irracional, imaginativo, devido às...
tracking img