Tribos africanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tribos Africanas

O continente africano foi o primeiro território a ser habitado e hoje é um dos mais ricos em diversidade cultural. A África abriga diversas tribos e grupos étnicos. Alguns dos mais de 50 países do continente possuem mais de 20 grupos diferentes. Cada um desses grupos e dessas tribos, que podem ser formados por centenas, milhares ou até milhões de pessoas, possuem sua própriacultura, tradições e costumes.
Esses costumes e tradições chamam a atenção por serem, em muitos casos, curiosos, engraçados, esquisitos, chocantes ou polêmicos. A cultura das tribos africanas é muito rica e por isso existem várias crenças e rituais, que, na maioria das vezes, são muito distantes da nossa realidade e das crenças e tradições ocidentais.

Tribo Surma
Essa tribo é composta por umpovo isolado no sudoeste da Etiópia e suas mulheres têm como costume o uso de discos de madeira em seus lábios inferiores. Em ocasiões festivas, também costumam pintar seus corpos. O tamanho do disco é proporcional à grandeza do dote que a família da noiva pode pagar ao noivo. Elas só podem tirar o disco quando não há homens por perto. Para essa tribo, quanto maior o disco, mais bonita e rica é amulher!

Tribo Ndebele e Padaung
A Ndebele fica em Lesedi na África. As mulheres que a habitam usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Segundo elas, as argolas servem para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado. Na tribo de Padaung, em Burma, as mulheres também têm o mesmo costume e são conhecidas como “mulheres girafas”. O pescoço delas éalongado utilizando anéis metálicos, que podem alcançar até 30 centímetros, e vçao sendo substituídos até atingirem a fase adulta.
Para o povo Padaung o pesçoço é o centro da alma, é a identidade da tribo, por isso protegem muito bem com os anéis feitos de latão e cobre, que também são colocados nos pulsos e tornozelos. Eles chegam a pesar até 12 quilos com 8.5 milímetros de diâmetro.
As mulheresretiram os anéis para tomar banho, mas, segundo elas, depois de dez anos contínuos usando essas argolas elas passam a sentir como se fossem parte do seu corpo.

Os facões do ódio étnico: o genocídio em Ruanda

Faltavam poucos anos para a chegada do século XXI quando um pequeno país africano passou por um dos maiores massacres testemunhado pela humanidade. A morte de milhares de tutsis e de hutusmoderados chocou o mundo pela violência e pelo silêncio da comunidade internacional.
O intuito deste ensaio é de expor não somente o massacre ocorrido entre os meses de abril e julho de 1994, mas buscar o ponto da história ruandesa de onde haveria desencadeado tal conflito. E buscar este ponto demanda explanar vários lados sobre o mesmo tema, como a manipulação das elites locais, a escassez derecursos ecológicos dentro de uma sociedade basicamente rural, a obediência ou não das massas hutus no massacre, dentre outros pontos que poderão surgir nesta discussão.
É importante que fique clara, mesmo que sinteticamente, a conjuntura internacional no qual Ruanda se insere e, naturalmente, a conjuntura interna do próprio país, mas para tal compreensão é preciso recuar no tempo da históriaruandesa.
A expansão bantu entre os séculos XIII e XIV fez com que a região da atual Ruanda fosse povoada por dois povos diferentes: hutus, povo bantu do rio do Congo, e posteriormente tutsis, pastores da região da Etiópia. Ainda há na região uma pequena porcentagem do povo twa (também conhecidos como pigmeus), que assim como os hutus baseavam-se em atividades agrícolas e no escambo.
Segundo Nilsonda Silva Moreira:

A partir do século XV, os tutsis passaram a dominar a sociedade por meio de aristocracias que tinham como líder um Mwami (rei), sendo interessante mencionar que em Ruanda a proporcionalidade entre grupos humanos é: 90% de hutus, 9% de tutsis e 1% de twa.

Importante que se frise aqui que estes povos apresentam ainda algumas diferenças físicas que se tornaram cruciais...
tracking img