Triatlo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Introdução

O trabalho que apresentamos pretende dar a conhecer um desporto que tem apenas cerca de três décadas, o triatlo. Fomos levadas pela curiosidade em conhecer e saber mais sobre esta modalidade, já olímpica, mas pouco divulgada.

Foi uma tarefa empolgante apesar de algumas dificuldades em conseguir bibliografia editada sem ser em sites da Internet. No entanto foi aqui queencontramos bons trabalhos dedicados ao triatlo, com os quais conseguimos reunir dados e informação que nos deram a conhecer todas as facetas deste.

III - O QUE É O TRIATLO

Um triatlo é um evento atlético composto por três concursos (daí o significado do nome em grego).

O triatlo, uma modalidade desportiva que exige dos seus praticantes a maior resistência e coragem.

Hoje em dia, o nometriatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem.

Esta forma de triatlo foi pela primeira vez implementada pelo San Diego Track Club nos anos 70.

A primeira competição de triatlo importante, o Ironman Triathlon, foi organizado em 1978 no Havai.

O desporto estreou-se no programa dos Jogos Olímpicos nos jogos de Sydney no ano 2000.

Existem váriasdistâncias standard para o triatlo:

. Triatlo de sprint: (Sprint) 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida

. Triatlo olímpico: (Clássico) 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida

. Triatlo Half-Ironman: (Longa Distância) 1.9 km (1.2 milhas) de natação / 90 km (56 milhas) de bicicleta / 21 km / (13.1 milhas) de corrida

. Triatlo Ironman (Homem deferro) 3.8 km (2.4 milhas) de natação / 180 km (112 milhas) de bicicleta / 42 km (26.2 milhas) de corrida

Criado no início dos anos 70 nos Estados Unidos, o triatlo era utilizado como forma de treino para os corredores de média e longa distância do clube San Diego Track Park Club.

Os primeiros campeões olímpicos da modalidade foram o canadense Simon Whitfield e a suíça Brigitte McMahon.Em Atenas, o favorito ao ouro é o neozelandês Bevan Docherty, que participa pela primeira vez de uma Olimpíada. O atleta passa por uma grande fase de sua carreira. Em 2004 conquistou pela primeira vez uma vitória em etapas da Campeonato do Mundo, no Japão. O neozelandês conquistou, também, o Campeonato Mundial de Funchal (Portugal).

Já na disputa feminina, a norte-americana Sheila Taormina éuma das principais cotadas à medalha nos Jogos. Suas últimas conquistas foram a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003) e o título do Campeonato Mundial de Triatlo realizado em Portugal em 2004.

IV - REGRAS
Regras Gerais
Artigo 2.º
Definição de Triatlo

1. O Triatlo é um desporto combinado e de resistência no qual o atleta efectua, individualmente, um segmento denatação, um segmento de ciclismo e um segmento de corrida, por esta ordem, sem paragem do cronómetro durante as transições.

a) É possível alterar a ordem dos segmentos ou introduzir outras modalidades de resistência. A esta nova combinação deve ser dado um nome que identifique a sua composição especial.

Artigo 3.º
Distâncias

1. As distâncias das competições de Triatlo são as seguintes:Natação Ciclismo Corrida

Super Sprint 375 m 10 km 2,5 km

Sprint 750 m 20 km 5 km

Olímpico 1.500 m 40 km 10 km

Longo 2,5 – 4 km 80 – 180 km 20 – 42,195 km

Artigo 4.º
Regulamento Geral de Competições e Regulamentos de prova

O Regulamento Geral de Competições da F.T.P. e os Regulamentos próprios das provas caracterizam a competição em disputa e a participação de atletas e Clubes.Artigo 5.º
Escalões etários

Os atletas competem de acordo com os Escalões etários definidos no Regulamento de Associação Licenciamento e Transferências.

Artigo 6.º
Classificações por Equipas

As classificações por equipas, são obtidas pelo somatório dos 3 melhores tempos individuais, independentemente do escalão etário. Haverá diferentes classificações para equipas femininas e...
tracking img