TRIATHLON: DE SAN DIEGO (EUA) PARA O PARANÁ

1283 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

TRIATHLON: DE SAN DIEGO (EUA) PARA O PARANÁ

DIEGO D’AVILA BERRIEL

PONTA GROSSA
2014

Triathon: de San Diego (EUA) para o Paraná

Apaixonados acreditam que o triathlon surgiu no Havaí, onde John Collins, um fuzileiro naval, e sua esposa propuseram uma prova que incluía natação, ciclismo e pedestrianismo, com o intuito de saber qual modalidade tinha os melhores atletas.
Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente: "The Waikiki Rothwater Swim" que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a "The Around-Oahu Bike Race" que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de bicicleta e a Maratona de Honolulu. Collins então disse: "Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro".
Inicialmente a proposta não foi levada a sério, porém, menos de um ano depois, em 18 de fevereiro de 1978, 15 homens se apresentaram para a largada deste desafio, que foi nada menos que o primeiro Ironman da história.
Mas relatos mais antigos datam 1974 como o início do esporte, na cidade de San Diego (EUA). Lá, um clube de atletismo usava o ciclismo e a natação como treinamento de férias dos seus atletas e ao final, os técnicos realizavam uma competição para ver o estado de treinamento de cada um. Essa competição incluía nadar 500 metros na piscina, pedalar 12 quilômetros em condomínio fechado e depois correr cinco quilômetros na pista de atletismo, sem intervalos. Os atletas gostaram tanto da prova que pediram para repetir a dose nas próximas férias e resolveram convidar os guarda-vidas de San Diego, considerados imbatíveis fisicamente, para um desafio.
Em 1975, no primeiro desafio, os atletas levaram nítida vantagem, pois a competição aconteceu em locais fechados e conhecidos pelos atletas. Para as férias seguintes, em 1976, os salva-vidas propuseram algumas modificações: natação no mar e com aproximadamente 700

Relacionados

  • Eliminatória Simples com 19 equipes
    22915 palavras | 92 páginas
  • Tonto
    44506 palavras | 179 páginas
  • fundamentos do esporte
    66411 palavras | 266 páginas
  • Estudos Olímpicos
    66411 palavras | 266 páginas