triagonometria

281 palavras 2 páginas
Contexto histórico da trigonometria e a dedução das relações seno, cosseno e tangente dos ângulos 30°, 45°, 60°

Resumo - Este texto mostra contexto histórico da trigonometria, e a dedução dasrelações seno, cosseno e tangente dos ângulos 30º,45º, 60º, com imagens ilustrativas para a compreensão.

(Palavras-chave: triângulo retângulo, seno, cosseno, tangente)

IntroduçãoA Trigonometria é o estudo da Matemática responsável pela relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. Nos triângulos retângulos (possuem um ângulo de 90º), as relações constituem os chamadosângulos notáveis, 30º, 45º e 60º, que possuem valores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente. Nos triângulos que não possuem ângulo reto, as condições são adaptadas na busca pelarelação entre os ângulos e os lados.
Devemos ressaltar que a Trigonometria objetivou a elaboração dos estudos das funções trigonométricas, relacionadas aos ângulos e aos fenômenos periódicos. A partirdo século XV, a modernidade dos cálculos criou novas situações teóricas e práticas relacionadas aos estudos dos ângulos e das medidas. Com a criação do Cálculo Diferencial e Integral, peloscientistas Isaac Newton e Leibniz, a Trigonometria ganhou moldes definitivos no cenário da Matemática, sendo constantemente empregada em outras ciências, como Medicina, Engenharia, Física (ondulatória,óptica), Química, Geografia, Astronomia, Biologia, Cartografia, Navegação entre outras.

Contexto Histórico
A palavra Trigonometria tem origem grega: TRI (três), GONO (ângulo) e METRIEN (medida).Etimologicamente, significa medida de triângulos. Trata-se, assim, do estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo.
A origem da trigonometria é incerta. Entretanto, pode-se dizer que oinício do desenvolvimento da trigonometria se deu principalmente devido aos problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e Navegações, por volta do século IV ou V a.C., com os egípcios e...

Relacionados