trggyttrt

760 palavras 4 páginas
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Aluno: Lucas Vinicius

TRON 13.2

Trabalho realizado sob orientação da
Professora Luana

Indução Eletromagnética e Triângulo de Potências

Recife-PE, 15 de maio de 2014.
Introdução

Indução eletromagnética:

Ao demonstrar, através de experimentos, que uma corrente elétrica gera um campo magnético à sua volta, Oersted fez com que muitos físicos de sua época começassem a pensar no modo contrário, ou seja, passaram a imaginar se um campo elétrico poderia criar uma corrente elétrica. Naquele tempo, acreditava-se que a corrente elétrica se tratava de um fluido e para conseguir explicar corretamente como um campo magnético poderia gerar uma corrente, Faraday teve que partir do princípio de que algum tipo de movimento ou variação do campo magnético poderia provocar o movimento de tal fluido. A partir dessa tese, Faraday descobre a indução eletromagnética.

Triângulo de Potência:

Aplicando uma diferença de potencial nos terminais de um resistor, estabelecerá uma corrente elétrica que é o movimento de cargas elétricas por meio de um resistor. O trabalho realizado pelas cargas elétricas, em determinado espaço de tempo, gerará uma energia que é transformada em calor devido ao efeito joule e é definida como potência elétrica. O triângulo de potência é um diagrama fasorial. Em uma linguagem mais simples, pode-se dizer que se trata de um “gráfico” que ajuda a calcular grandezas elétricas.

Indução Eletromagnética

A indução eletromagnética é o fenômeno que produz uma força eletromotriz (F.E.M.) em um corpo exposto a um campo magnético variável, ou num meio móvel exposto a um campo magnético estático. Este fenômeno foi descoberto por Michael Faraday que expressou tal grandeza indicando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético, através de sua lei (“Lei de Faraday”).
Por outro lado, Heinrich Lenz comprovou

Relacionados