trgf

385 palavras 2 páginas
Um manual para a vida
Saiba distinguir entre o que você pode controlar e o que não pode De inicio Epicteto fala das coisas que estão sob o nosso poder e outras não. Ele diz que sob o nosso controle estão as nossas opiniões, desejos e as coisas que nos causam repulsa ou nos desagradam. Temos sempre a possibilidade de escolha quando se trata do conteúdo e da natureza de nossa vida interior. As coisas sob nosso poder estão naturalmente á nossa disposição, livres de qualquer restrição ou impedimento.
Ocupe-se apenas do que você pode controlar
Aqui ele fala para mantermos nossa atenção inteiramente concentrada no que de fato nos refere e para termos em mente que aquilo que pertence aos outros é problema deles e não seu. Somente assim estará livre, pois seus esforços estarão canalizados para boas atividades e não totalmente desperdiçados em críticas ou confrontos com outras pessoas. Mais não será fácil teremos que abrir mão de algumas coisas e adiar momentaneamente outras.
Reconheça as aparências pelo que realmente são
Neste ponto ele fala que devemos praticar dizendo para tudo que parecer desagradável: ”isto é só aparência de modo algum o que parece ser.” E, assim podemos examinar cuidadosamente a questão de acordo com os princípios que acabamos de considerar.
Os desejos exigem sua própria realização
Nossos desejos são impacientes. os desejos ordenam que nos apressemos para obter o que queremos .se podermos evitar apenas as coisas indesejáveis e contrarias ao nosso bem estar natural que estão sob o nosso controle, não estaremos sujeito ao que de fato não deseja. E pelo contrario se tentarmos evitar coisas inevitáveis, como doenças, morte ou infortúnios sob as quais não temos nenhum controle ,causará sofrimento a si mesmo e aos que tiverem em nossa volta. Desejos não passam de hábitos e

Relacionados

  • tipografia
    2639 palavras | 11 páginas
  • Transações sap
    257229 palavras | 1029 páginas