Tres aspectos relevantes na teoria de wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Henri Paul Hyacinthe Wallon
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico na Primeira GuerraMundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos.
Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor daUniversidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova – instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também emParis, em 1962.
Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. 
Para Wallon a escola e um meio fundamental para o desenvolvimentopessoal, deveria proporcionar uma formação integral (cognitiva afetiva e social). Mostrou na sua teoria pedagógica que as crianças tem também corpo e emoções que o desenvolvimento intelectual envolvemuito mais do que um simples cérebro. Levou em consideração não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula.
Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos: Aafetividade, o movimento, a inteligência e a formação do (eu) como pessoa, diz que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir (a própria negação do ensino)
As emoções tem papelpreponderante no desenvolvimento, é por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. As transformações fisiológicas em uma criança (ou, nas palavras de Wallon, em seu sistemaneurovegetativo) revelam traços importantes de caráter e personalidade.
Segundo a teoria de Wallon, as emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade,portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação.
Por que, então, a disposição do espaço não pode ser diferente? Não é o caso de quebrar...
tracking img