Trem de alta velocidade rio - sp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Programa de Aceleração do Crescimento 5

1.1 Estrutura do programa e do investimento 6
1.2 Origem do dinheiro 6
1.3 Cenários do PAC 7

2.Balanço do PAC 8

2.2Balanço na área de Ferrovias 9

3.Crise Mundial 10

3.1A Crise na economia Brasileira 10

4.Trem de Alta Velocidade - Rio/São Paulo/Campinas 13

5.Conclusão 15

6.Referências Bibliográficas 161. Programa de Aceleração do Crescimento

O Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, que em sua maior parte é um plano de investimentos em infra-estrutura, do governo federal tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil,  prevê um investimento total de 503,9 bilhões de reais até 2010. O PAC tem como premissas a expansão em investimento em infra – estrutura para estimular odesenvolvimento sustentável, aumentar a produtividade e superar os desequilíbrios regionais e as desigualdades sociais.
Os Projetos de investimentos estão divididos em três eixos:

• Infra - estrutura Logística

• Infra - estrutura Energética

• Infra - estrutura Social e Urbana

[pic]

Nestes eixos os critérios para seleção dos projetos são: concluir os projetos em andamento,projetos com forte potencial para gerar retorno econômico e social, sinergia entre os projetos e a recuperação de infra-estrutura existente.

“A minha intenção é estimular todos os setores do país a participarem deste esforço de aceleração do crescimento, pois uma tarefa dessas não pode ser uma atitude isolada de um governo – mas de toda a sociedade. Um governo pode tomar a iniciativa, pode criaros meios, mas para que qualquer projeto amplo tenha sucesso é preciso o engajamento de todos.”

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República.


1.1 Estrutura do programa e do investimento

O PAC se compõe de cinco blocos. O principal bloco engloba as medidas de infra-estrutura em todas as regiões do país. Os demais blocos incluem: medidas para estimular crédito e financiamento,melhoria do marco regulatório na área ambiental, desoneração tributária e medidas fiscais de longo prazo. Essas ações deverão ser realizadas, até 2010. As novas obras, aliadas a medidas fiscais de longo prazo e desonerações, farão o PIB (Produto Interno Bruto) crescer em torno 5%, segundo os cálculos do governo.
[pic] [pic]
Entre os investimentos anunciados estão incluídos: a soma dos investimentospúblicos diretos (67,8 bilhões de reais em quatro anos), investimentos das estatais, financiamentos dos bancos oficiais e investimentos privados, para atingir o total previsto de 503,9 bilhões de reais no período do programa. Foram selecionados mais de cem projetos de investimento prioritários em rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, saneamento, recursos hídricos.


1.2 Origem dodinheiro

• 219,20 bilhões de reais deverão ser investimentos feitos por empresas estatais, sendo que, destes, 148,7 bilhões de reais serão investidos pela Petrobrás, uma empresa de economia mista [5] ;

• 67,80 bilhões de reais deverão ser investidos com recursos do orçamento fiscal da União e da seguridade;

• 216,9 bilhões de reais deverão ser investidos pela iniciativa privada,induzidos pelos investimentos públicos já anunciados.


1.3 Cenários do PAC

O cenário econômico previsto no PAC entre os anos de 2007 a 2010 inclui uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5% ao ano até 2010. Ao mesmo tempo, projeta uma baixa na dívida líquida do setor público em relação ao PIB e uma projeção no aumento na inflação para 4,5% ao ano até 2010.

[pic]2.Balanço do PAC

[pic]

Fonte: http://www.estadao.com.br/especiais/o-balanco-do-pac,4294.htm

[pic]


2.2Balanço na área de Ferrovias

[pic]

Como a construção do Trem de Alta velocidade no eixo Rio/ São Paulo ainda está em fase de licitação, não temos um balancete da obra.

[pic]



3.Crise Mundial

A Crise do subprime é uma crise financeira relacionada com a quebra...
tracking img