treino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Treinamento funcional
Por Charles Poliquin


Treinar para hipertrofia muscular ou realizar treinamento resistido para construir músculos, é algo que todos deveriam saber para que se possa viver uma vida longa, saudável e em forma. A hipertrofia funcional não é apenas para atletas, fisiculturistas ou homens jovens. Pelo contrário, todos podem se beneficiar do treino de hipertrofia funcionalporque mesmo em seu nível mais básico esse estilo de treinamento pode melhorar a composição corporal, torná-lo mais ágil, móvel e forte.

Esse artigo faz uma introdução básica para hipertrofia funcional e também inclui um olhar mais profundo em estratégias mais avançadas usadas para hipertrofia, que recentemente abordei durante o Bootcamp de Hipertofia no Poliquin Strength Institute em EastGreenwich, RI.

O que é Hipertrofia Funcional?

Hipertrofia é o crescimento dos músculos e ocorre porque as fibras musculares existentes aumentam de tamanho devido ao treinamento resistido. A sobrecarga mecânica ou o levantamento de peso desencadeia um processo dentro da célula das fibras musculares que induzem a síntese protéica e crescimento muscular. A hipertrofia funcional é um crescimentomuscular estratégico de maneira que desenvolve seus músculos para melhorar o desempenho físico.

Para um corredor de velocidade, a hipertrofia funcional consiste de um treinamento que pode conter ambas as características, pesado e rápido de maneira que ajude o velocista a se tornar mais explosivo e rápido sem que se induzam ganhos exagerados no peso corporal total. Em comparação um defensor defutebol americano precisa ser explosivo e ágil, mas também deve pesar muito, já que precisa bloquear e empurrar jogadores que pesam por volta de 120 quilos. Um defensor muito forte que pesa apenas 86 quilos é esmagado por uma que pesa 120 quilos mesmo que o jogador de 86 quilos seja mais forte e consiga fazer supino com mais peso.

O que é Hipertrofia Funcional para Não Atletas?

A definição dehipertrofia funcional para não atletas é a mesma do que a dos atletas – ela aumenta seus músculos de modo que melhora o desempenho físico. Somado a melhora da composição corporal e o auxilio para o metabolismo, a hipertrofia funcional pode ajudá-lo a se livrar de dores crônicas e prevenir lesões. Tudo tem está relacionado com qual tipo de fibra muscular você está desenvolvendo com seu treinamento. Jáfoi demonstrado que as fibras do tipo 2, mais fortes, previnem o risco de quedas e fraturas em idosos. Por outro lado, as fibras do tipo 2 são mais susceptíveis a perda de força e tamanho com o avanço da idade, o que proporcionalmente produz uma perda na força e na potência. Isso nos expõe a maiores riscos de quedas, lesões e perda de desempenho físico.

Existem dois tipos básicos de fibras,tipo 1 e tipo 2 e ambas são dividas e subcategorias. As fibras do tipo 1 são chamadas de fibras lentas e produzem baixas quantidades de força e potência, porém são muito resistentes a fadiga. Corridas e nados de longa distância favorecem as fibras do tipo1. As fibras do tipo 2 são chamadas de fibras rápidas e produzem altas quantidades de força e potência, tornando-o rápido e explosivo. Elas fadigammuito rápido. Para cada um dos dois tipos de fibras existem pelo menos sete subtipos, mas agora tudo que você precisa saber é a diferença entre fibras do tipo 1 e 2.

Se você não é um atleta, o treinamento de hipertrofia funcional permite que você fortaleça as fibras do tipo 2, que são essenciais para longevidade. De fato, mesmo atletas de elite de endurance, tais como maratonistas, sebeneficiam do fortalecimento das fibras do tipo 2. Atletas de endurance que realizam grandes volumes de treinamento aeróbico não conseguem ganhar massa muscular suficiente mesmo em um protocolo de hipertrofia funcional, porque estudos mostram que o treinamento aeróbico promove um ambiente de degradação que muscular que não consegue ser contrabalanceado com treinamento resistido.

Um protocolo de...
tracking img