Treino ao bebedourp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade UNIÃO DAS AMÉRICAS

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATORIO DA EXPERIENCIA TREINO AO BEBEDOURO

Fernando Gustavo da Silva
Erica Paula

Foz do Iguaçu – PR
Março, 2012

RESUMO
Oexperimento de treino ao bebedouro serve para ensinar ao rato que após o ruído do pescador há água no bebedouro. Para isso é necessário que o rato esteja 24 horas privado de água. As tentativas foram anotadasa fim de fazer um estudo para avaliar o grau de aprendizagem, (sendo estas informações postas no gráfico de linha em anexos). Tal qual era a resposta antes do experimento e como ela ficou ao seufinal.

INTRODUÇÃO

Para SKINNER (2003, p101) “o condicionamento operante modela o comportamento como o escultor modela a argila. [...] no mesmo sentido, um operante não é algo que surja totalmentedesenvolvido no processo de modelagens”.
Segundo Whaley e Malott a modelagem se da “através de um processo gradual, as respostas que se assemelham cada vez mais ao comportamento terminal são,sucessivamente, condicionadas até que o próprio comprtamento terminal seja condicionado”. (WHALEY e MALOTT, 1980)
“A modelagem consiste em reforçar as aproximações sucessivas tendo por fim um comportamentodesejado, sendo por isso a modelagem também chamada de “método das aproximações sucessivas” é o método pelo qual através do reforçamento positivo instalam-se novas respostas por meio de um processogradativo de aprendizagem tendo como objetivo um comportamento terminal.” (Em: <http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/comportamental/modelagem.htm> acesso em: 15, março, 2012.)METODOLOGIA
Sujeito: Rattus Novergicus, raça Wistar, macho, 3 meses, histórico experimental: nível operante, e com privação de água por 24 horas.
Aparelho: citado no experimento anterior.

Procedimentodo trino ao bebedouro
1. Verifique os aparelhos que serão utilizados e coloque o sujeito na caixa experimental.
2. Faça funcionar o bebedouro manualmente. E espere que o sujeito encontre a...
tracking img