Treino ao bebedourp

752 palavras 4 páginas
Faculdade UNIÃO DAS AMÉRICAS

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATORIO DA EXPERIENCIA TREINO AO BEBEDOURO

Fernando Gustavo da Silva
Erica Paula

Foz do Iguaçu – PR
Março, 2012

RESUMO
O experimento de treino ao bebedouro serve para ensinar ao rato que após o ruído do pescador há água no bebedouro. Para isso é necessário que o rato esteja 24 horas privado de água. As tentativas foram anotadas a fim de fazer um estudo para avaliar o grau de aprendizagem, (sendo estas informações postas no gráfico de linha em anexos). Tal qual era a resposta antes do experimento e como ela ficou ao seu final.

INTRODUÇÃO

Para SKINNER (2003, p101) “o condicionamento operante modela o comportamento como o escultor modela a argila. [...] no mesmo sentido, um operante não é algo que surja totalmente desenvolvido no processo de modelagens”.
Segundo Whaley e Malott a modelagem se da “através de um processo gradual, as respostas que se assemelham cada vez mais ao comportamento terminal são, sucessivamente, condicionadas até que o próprio comprtamento terminal seja condicionado”. (WHALEY e MALOTT, 1980) “A modelagem consiste em reforçar as aproximações sucessivas tendo por fim um comportamento desejado, sendo por isso a modelagem também chamada de “método das aproximações sucessivas” é o método pelo qual através do reforçamento positivo instalam-se novas respostas por meio de um processo gradativo de aprendizagem tendo como objetivo um comportamento terminal.” (Em: <http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/comportamental/modelagem.htm> acesso em: 15, março, 2012.)

METODOLOGIA
Sujeito: Rattus Novergicus, raça Wistar, macho, 3 meses, histórico experimental: nível operante, e com privação de água por 24 horas.
Aparelho: citado no experimento anterior.

Procedimento do trino ao bebedouro 1. Verifique os aparelhos que serão utilizados e coloque o sujeito na caixa experimental. 2. Faça funcionar o bebedouro manualmente. E espere que o sujeito encontre a

Relacionados