Treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A melhor forma de treinar sua equipe
Treinar é extremamente necessário, mas qual técnica é mais eficaz para determinada situação?
Em tempos de busca pela tão almejada alta performance das equipes, em que a corrida pelo engajamento e pelo melhor rendimento das pessoas é, sem dúvida, o maior foco, treinar tornou-se imprescindível. Mas o que é treinamento? Quais são os principais tipos e métodosde capacitação? E qual técnica funciona melhor para determinada finalidade? Essas e outras indagações são muito comuns quando o assunto é a busca por resultados satisfatórios em relação aos colaboradores entre suas variadas funções.
Segundo a consultora, Regina Ramos, "treinamento é um processo sistemático, através do qual adquire-se conhecimento e habilidades, visando preparar as pessoas para odesempenho eficaz de determinada função". Sem problemas, até então. As dúvidas começam a partir do momento em que o profissional de RH não sabe que tipo de treinamento e técnicas mais adequadas deve utilizar, para que, com isso, possa obter resultados mais efetivos em um espaço curto de tempo.
O primeiro dilema a ser resolvido é a definição do propósito da atividade. O treinador tem de saber paraque o treinamento servirá. Apesar das inúmeras teorias, que ora se complementam, ora se contradizem, pode-se classificar os tipos de treinamento sob as seguintes funções:
Formação: instala e desenvolve habilidades básicas para o exercício da função (programas acadêmicos e de idiomas);
Aperfeiçoamento: eleva o rendimento e o desempenho do profissional em determinada área;
Educação Continuada:complementa as habilidades já existentes, proporcionando uma certa ascensão de cargos e responsabilidades;
Gerencial: fortalece as competências da gerência ou da liderança presente no ambiente corporativo;
Técnico: ensina novas metodologias, ou aprimora o uso da tecnologia;
Motivacional: estimula as pessoas a atuarem com mais vigor e disposição;
Programa de Trainees: desenvolve jovensrecém-formados e mostra as diferentes trilhas que o novo membro da equipe pode seguir dentro da empresa;
Integração: ajuda nas instruções introdutórias para profissionais recém-chegados na empresa.
Esses tipos de treinamento só adquirem seu real valor e significado quando avaliados de acordo com suas particularidades. Não se pode treinar sem um diagnóstico das necessidades da equipe e da empresa.Este trabalho deve surgir de uma parceria entre a área de RH e os demais departamentos, para que as faltas e falhas da organização sejam apontadas com maior precisão.
"Só depois de avaliar as necessidades das equipes é que o RH poderá assumir suas responsabilidades e escolher o tipo e a técnica de treinamento que irá aplicar", explica Regina Ramos. (Na edição nº84, fevereiro de 2005, você já viucomo elaborar um planejamento do treinamento)
Métodos
Baseado nos tipos (necessidades) de treinamento mencionados, há quatro formas básicas de se aplicar os treinamentos: no próprio trabalho (on the job training); conceitualmente (informativo); por meio de jogos e simulações e a distância (e-learning).
O treinamento no próprio trabalho, bastante tradicional, consiste em transferir osconhecimentos necessários para o profissional já no local em que ele executará suas tarefas. É especialmente utilizado em treinamentos de Formação, de Integração e em Programas de Trainees.
A forma conceitual de se treinar pessoas é, certamente, a mais utilizada. Devido a vasta gama de produtos, cursos e programas existentes no mercado, esse método acaba sendo de extrema utilidade, pois serve nãoapenas às necessidades de treinamento de capacitação, mas também de desenvolvimento.
Aplicar treinamentos usando jogos e simulações é uma verdadeira "febre". Segundo Regina Ramos, isso acaba caracterizando o método em algo perigoso. "As brincadeiras são ótimas para distrair os colaboradores, mas tiram a atenção dos chefes também, e, muitas vezes, acabam perdendo seu sentido original. É bastante...
tracking img