Treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE GERENCIAL

CONCEITO DE CONTABILIDADE GERENCIAL

É um processo que produz informação operacional e financeira para os administradores. O processo dever ser direcionado pelas necessidades de informação do administrador interno da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimento.


A QUEM INTERESSA A INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIALAos administradores


OS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

O balanço patrimonial (BP) e Demonstração de resultado do exercício (DRE)

ANÁLISE DE BALANÇO

A Análise de Balanço ou análise financeira é um dos instrumentos mais importantes no processo de gerenciamento contábil global. É comum o conceito de Análise de Balanço de demonstrativos contábeis de outras empresas,através de balanços publicados.

Entendemos que as técnicas de Análise de Balanço são importantes para o conhecimento econômico-financeiro de outras empresas, notadamente concorrentes e fornecedores. O mais importante do instrumento de Análise de Balanço, porém, é a sua utilização internamente pela empresa.


O QUE É A ANÁLISE DE BALANÇO

Constitui-se num processo de meditaçãosobre as demonstrações contábeis, objetivando uma avaliação da situação da empresa, em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros.

A avaliação sobre a empresa tem por finalidade detectar os pontos fortes e os pontos fracos do processo operacional e financeiro da companhia, objetivando propor alternativas de curso futuro a serem tomadas e seguidas pelos gestores daempresa.


AS TÉCNICAS DE ANÁLISE DE BALANÇO É COMPOSTA BASICAMENTE DE:

• - Análise Vertical
• - Análise Horizontal
• - Indicadores econômicos-financeiros

ANÁLISE VERTICAL

É a análise da estrutura da demonstração de resultados e do balanço patrimonial, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultado dentro do total. Comotodos os demais instrumentos de análise de balanço, a Análise Vertical deve ser interpretada com muito cuidado. Os percentuais obtidos por essa análise devem sempre ser analisados em conjunto com os dados da análise horizontal e os indicadores básicos.


ANÁLISE VERTICAL DO BALANÇO PATRIMONIAL

No Balanço Patrimonial, a Análise Vertical procura evidenciar a participação (representativa) decada elemento patrimonial do ativo e passivo em relação ao ativo total. Dessa forma, o critério de cálculo básico para a Análise Vertical é a atribuição do parâmetro 100% (cem por cento) para o total do ativo. Todos os valores serão traduzidos em relações percentuais sobre o total do ativo.


CRITÉRIO BÁSICO DE CÁLCULO DA ANÁLISE VERTICAL

Vamos exemplificar um cálculo com os itens doAtivo Permanente:

Valor Total do Ativo no período 1 = $ 5.240.197

Valor Total do Ativo Permanente no período = $ 2.449.090

Atribuindo o valor de 100 para o total do ativo, a participação percentual do ativo permanente no total do ativo será de 46,74%

Ativo Permanente
Cálculo = x 100Total do Ativo


2.449.090
= x 100 = 46.74%
5.240.197

A interpretação literal dessa análise é a seguinte:
• De cada $ 1,00 aplicado no ativo, 0,4674 correspondem a aplicações em ativos permanentes; ou
• Do total doativo, 46,74% são aplicações do ativo permanente.

ANÁLISE VERTICAL DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS


A Análise Vertical da Demonstração de Resultados conduz a evidenciação da estrutura de custos e despesas da empresa, em relação ao total das receitas. Fundamentalmente, a Análise Vertical da Demonstração de Resultados propicia um aspecto da avaliação da lucratividade da Companhia....
tracking img