Treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 143 (35602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CESBLU – Centro de Educação Superior de Blumenau ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Transpessoal

Maria Isabel de Campos

A Didática Transpessoal Aplicada a Treinamentos Empresariais Um Estudo de Caso

Campinas 2009

CESBLU – Centro de Educação Superior de Blumenau ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Transpessoal

Maria Isabel de Campos

A Didática Transpessoal Aplicada aTreinamentos Empresariais Um Estudo de Caso

Monografia apresentada no Curso de PósGraduação em Psicologia Transpessoal Lato Sensu do CESBLU – Centro Educacional de Blumenau & ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Transpessoal como requisito para obtenção do título de Especialista em Psicologia Transpessoal.

Campinas 2009

A Didática Transpessoal Aplicada a Treinamentos Empresariais UmEstudo de Caso

Maria Isabel de Campos

BANCA EXAMINADORA

__________________________________ Profa. Arlete da Silva Orientadora

__________________________________
Prof .

__________________________________
Prof .

Dedicatória Dedico este trabalho, desenvolvido com amor genuíno, às pessoas que me amam e com quem aprendi a amar: meu pai - João, minha mãe - Aparecida, minhas irmãs – Liae Elza, e meu irmão - Durval. Dedico também a José Pedro, a quem tive a sorte de encontrar pelo caminho, e que divide comigo a propagação desse sentimento de amor e do aprendizado de amar.

Agradecimentos Agradeço à professora e mentora Dra. Vera Saldanha, por me aceitar como aluna e me auxiliar na caminhada, A Arlete Silva, orientadora que busquei por nela enxergar qualidades que eu gostariade ter e ainda não fui capaz de desenvolver, agradeço pela paciência e dedicação no trabalho de orientação. Agradeço também a todos os meus companheiros e companheiras de turma no curso de pós-graduação do CESBLU-ALUBRAT, por terem trilhado comigo o caminho, compartilhando a cada passo suas experiências, vivências, histórias, sentimentos, enfim, compartilhando todo o seu Ser. Aprendi muito comtodos vocês e levarei esse precioso aprendizado pelo caminho que ainda tenho a percorrer.

“Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado
Gosto de gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir além dele. Essa é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. A diferença entre o inacabado que não se sabe como tale o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado. Gosto de ser gente porque, como tal, percebo afinal que a construção de minha presença no mundo, que não se faz no isolamento, isenta da influência das forças sociais, que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente e o que herdo social, cultural e historicamente, tem muito a ver comigomesmo. Seria irônico se a consciência de minha presença no mundo não implicasse já o reconhecimento da impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Não posso me perceber como uma presença no mundo, mas, ao mesmo tempo, explicá-la como resultado de operações absolutamente alheias a mim. Neste caso o que faço é renunciar à responsabilidade ética, histórica, política e socialque a promoção do suporte a mundo nos coloca. Renunciar a participar, a cumprir a vocação ontológica de intervir no mundo. O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem a ver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não serapenas objeto, mas sujeito também da História.” Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa

Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal investigar a aplicabilidade da Psicologia Transpessoal – em especial da Abordagem Integrativa Transpessoal e da Didática Transpessoal - a treinamentos corporativos que visem diretamente ampliar o conhecimento sobre...
tracking img