Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O treinamento constitui-se em uma das políticas de recursos humanos que tem como
propósito tornar as pessoas capacitadas para exercer determinada função. A origem do
treinamento de acordo com Vargas mencionado por Mourão e Borges-Andrade (2004) reporta aos primórdios da civilização, quando o homem da caverna passava para seus descendentes os conhecimentos básicos para a sobrevivência. Com otranscorrer do tempo, as formas de organização do trabalho foram evoluindo, devido à organização do sistema produtivo, o que modificou a relação do homem com o trabalho, resultando no sistema capitalista ao qual a capacitação profissional está diretamente relacionada.
Com o surgimento da Escola das Relações Humanas, a idéia de treinamento, além de
capacitar as pessoas para o desempenho das tarefas,passou a englobar os aspectos voltados para o relacionamento interpessoal e sua interação com a organização. Com a adoção do enfoque sistêmico na administração, os programas de treinamento tornaram-se ainda mais amplos, passando a considerar também as necessidades e aspirações do indivíduo, suas motivações e dificuldades de aprendizagem. Tais objetivos levaram muitas organizações a trabalharemcom o novo conceito de desenvolvimento de recursos humanos. Assim, treinamento e desenvolvimento (T&D), além de programador e executor, passou a exercer um papel de facilitador no processo de desenvolvimento das pessoas (GIL, 2001).
O treinamento é definido por Ferreira (1989, p. 14) como “uma política promovida
pela organização, visando liberar no indivíduo seu potencial, aperfeiçoando edesenvolvendo habilidades e conhecimentos, a fim de torná-lo apto a alcançar os objetivos da organização”.

Quanto ao desenvolvimento, ele afirma que é como “um processo educacional que visa
ampliar, desenvolver e aperfeiçoar o homem para seu crescimento profissional em
determinada carreira ou para que se torne mais eficaz e produtivo”.
Ao tratar de treinamento e desenvolvimento, Chiavenato(1999, p. 295) estabelece
uma diferença entre os termos e ressalta que embora seus métodos constituam-se em
processos de aprendizagem e sejam similares, as perspectivas no tempo são diferentes.
Segundo o autor “o treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e
buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho
imediato no cargo”. Enquanto odesenvolvimento “geralmente tem como foco os cargos
serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas”. Desta forma, verifica-se que o desenvolvimento deve envolver componentes que aproximem as pessoas do processo educativo, preparando-as para uma atuação futura, além de oferecer conhecimento e habilidades para o adequado desempenho de suas tarefas,o que normalmente está associado ao treinamento.
Chiavenato (1999) não afirma explicitamente que o processo de treinamento se
constitui em um sistema, entretanto, o descreve como um processo cíclico e contínuo que é composto por quatro etapas evidenciando, portanto, um sistema composto por subsistemas.
Estas etapas referem-se ao diagnóstico, que constitui-se no levantamento das necessidades detreinamento que a organização apresenta e que precisam ser satisfeitas; ao desenho, que refere-se ao planejamento das ações de treinamento através da elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades levantadas; à implementação, que é a aplicação e condução do programa de treinamento; e à avaliação, que refere-se a verificação dos resultados do treinamento, ou seja, busca-seidentificar se este realmente atendeu às necessidades da organização, das pessoas e dos clientes.
De acordo com Gil (2001), a avaliação do processo de treinamento constitui-se em um
dos aspectos mais críticos, por se tratar de uma atividade complexa e difícil de ser realizada,entretanto, é por meio dela que é possível conhecer os resultados. Zerbini, Carvalho e Abbad(2005) acrescentam que a...
tracking img