Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente execução ou otimização de tarefas no trabalho, aplicado de maneira sistemática e organizada.
O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) de cada trabalhador uma vezque implementa ou modifica a bagagem particular de cada um. Todos nós somos possuidores de uma bagagem de experiências referentes a nossa trajetória particular. Esta trajetória constitui o “CHA” individual que deve estar em acordo com a posição ocupada em uma estrutura organizacional. Deficiências de “CHA” podem ser corrigidas por meio de treinamento.
Treinamento são atividades de aprendizagemvoltadas para a função realizada pela pessoa. Já desenvolvimento são atividades voltadas para a carreira da pessoa. Existem definições distintas que vão desde diferenciá-los por considerarem treinamento voltado mais para a área técnica e desenvolvimento para a área comportamental, também definidos a partir da visão de que treinamento é quando se trabalha a manutenção sobre o conhecimentoanteriormente adquirido e desenvolvimento refere-se ao conhecimento que o indivíduo ainda não possui. O desenvolvimento é como um processo de treinamento de longo prazo para aperfeiçoamento das habilidades e aptidões pessoais e profissionais e aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas o treinamento,mas também a carreira e outras experiências.
De nada vale a pessoa conhecer o produto e não consumi-lo plenamente. Conhecer o serviço, e não utilizá-lo adequadamente. Assim, pouco vale saber o que fazem, porém sem saber o por quê fazem. Mas muito vale quando executam sua função com excelência (treinamento) e têm a visão do todo muito bem esclarecida (desenvolvimento).
É importante destacar quetodo processo de melhoria, como qualidade, criatividade, inovação, competitividade, é inserido nas organizações por meio de Treinamento e Desenvolvimento.
A partir do momento em que o novo colaborador está integrado na organização, ele precisará conhecer o “modo” como os processos e as ferramentas são geridos. Por exemplo, uma pessoa com experiência em recepção pode ter sido contratada paradesenvolver atividades semelhantes às da empresa anterior. Porém, qual o padrão de atendimento esperado? Ela atenderá apenas as pessoas ou também ao telefone? Existe distribuição de senhas? Roteiro de atendimento? Qual o impacto das atividades dela no processo global de atendimento? O que ela precisa saber (estrutura física e processos) para tornar o atendimento ágil e eficaz?
Apesar de a experiênciaprofissional representar um fator de peso na contratação, após a integração, o novo colaborador deve ser treinado, desde os valores da organização até os aspectos técnicos. Considerar que o novo colaborador irá aprender observando outros pode ser uma armadilha. Ocorre que um colaborador mais antigo pode transmitir maus hábitos ou vícios que não condizem com o desejado, por estar em outro nível deconhecimento e motivação pessoal.
A nível de individuo o desenvolvimento interpessoal e intrapessoal caminham juntos e são a base para o Estudo da complexidade da motivação individual, do comportamento dentro do ambiente de trabalho e tem por objetivo desenvolver conhecimento técnico e autoconhecimento. A nível grupal desenvolve-se as habilidades interpessoais e intrapessoais e explora-se osobjetivos e motivações comuns ao grupo: comunicação, administração de conflitos, autoridade e liderança. A nível organizacional, focaliza-se sistema com um todo, trabalhando o desenvolvimento de equipes, feedback, motivações pessoais e coletivas, em uma visão macro de conflitos e objetivos a serem sanados e traçados, respectivamente.
Empregar treinamentos para o aperfeiçoamento de colaboradores e...
tracking img