Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE ESTRUTURADA
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
As organizações lutam pela sobrevivência desde o primeiro minuto de sua existência, lidando com a escassez de recursos a fim de obter posições privilegiadas que assegurem a sua posição perante o mercado. E como a maioria dos negócios é criada sem prazo para acabar, então o verdadeiro objetivo das organizações é a perenidade.
A competitividadeé a característica de uma atividade econômica, política, social, ecológica ou esportiva na quais indivíduos disputam em vários níveis, desde o macro global até o micro local, as mais variadas formas de recompensa.
Durante a última década, administradores, consultores e pesquisadores utilizaram extensivamente o termo competitividade ao discutir profundamente as mesmas questões que estão no núcleoda competitividade há centenas de anos: uma compreensão melhor das considerações-chave para melhorar o bem-estar econômico e a distribuição de riquezas.
Competitividade é a habilidade de produzir bens e serviços que atendam às exigências dos mercados e ao mesmo tempo que mantém níveis altos e sustentáveis de renda ou, mais geralmente, a habilidade de gerar renda relativamente alta e níveis deemprego enquanto exposta à competição externa.
A competitividade existe não apenas para demonstrar como uma empresa compete em um determinado negócio, mas também se preocupa com a forma pela qual uma organização pode ganhar vantagem por um meio de competitividade distinto que existe não só nas atividades em si. Mas também na maneira como tais atividades se relacionam entre si e com as atividadesdos fornecedores e consumidores.
A competitividade pode ter uma visão mais econômica quando se refere às características que permitem a uma empresa competir eficazmente com outras, devido aos custos baixos ou a uma tecnologia superior, ou então uma conotação mercantilista quando aplicada às nações em vez de ás empresas.
A mensagem principal do conceito de competitividade sistêmica é direta:condições macroeconômicas sólidas e mercados em funcionamento são necessários, mas não suficientes para o desenvolvimento bem-sucedido.
O desenvolvimento dinâmico é, em primeiro lugar, baseado no dinamismo empresarial, e não na dependência das políticas governamentais, ainda que os sucessos e os esforços individuais possam ser ajudados pela habilidade de uma sociedade em formar um ambiente que promova otrabalho e integre o comportamento dos elementos microeconômicos e macroeconômicos.
A competitividade tem algumas características: é um conhecimento dependente e começa com a auto competitividade, ou seja, competimos entre nós mesmos para que cada um tenha uma posição melhor. Hoje temos de ser melhores do que fomos ontem, e amanhã teremos de ser melhores do que estamos sendo hoje. As pessoasquerem ser cada vez melhores, mas não podem competir sem conhecimento, os colaboradores devem sempre se atualizar.
Nas organizações competitivas, em vez de promover a concorrência entre as pessoas, como propõem os modelos tradicionais de administração, as energias competitivas devem ser canalizadas sinergicamente para o objetivo comum obter recursos escassos em toda a cadeia produtiva. Em vez deindicadores tradicionais de desempenho que controlam pessoas, é necessário adotar indicadores de desenvolvimento das pessoas, que por sua vez estão relacionados aos vetores da gestão competitiva de recursos humanos: atitude, valor, comprometimento e inovação.
Atitude: A era do conhecimento exige a atitude de dominar processos e informações que agreguem valor, e o mundo globalizado exige atitudespositivas e pro ativas como resposta. São essas que asseguram o lugar do profissional na empresa, o lugar da empresa no mercado, além de serem essenciais para o questionamento de como fazer as coisas.
Valor: As organizações devem estar orientadas para a criação de laços e reconhecimentos duradouros, nos quais o volume é conseqüência do crescimento dos valores.
Comprometimento: O comprometimento...
tracking img