Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Trabalho apresentado ao Curso Superior de tecnologia em recursos humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Treinamento e desenvolvimento.
Orientador: Prof° Thais Accioly Baccaro.

Linhares

2010

O presente trabalho enfoca alguns aspectos que permeiam ao conceito de treinamento, etambém as etapas que envolve a elaboração do treinamento, relataremos a elaboração de um programa de treinamento para a empresa Tecnologia Ativa que necessita urgentemente de um programa de treinamento para seus colaboradores que atua na área das vendas, que ira envolver alguns aspectos como o levantamento das necessidades, o programa do treinamento, implementação do programa de treinamento e porfim a avaliação dos resultados do treinamento entre outros aspectos que seram discutidos no decorrer do trabalho.

Sendo assim, a palavra treinamento é utlizada para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo (Milkovich; Boudreau, 2000;Bohlander; Snell; Sherman, 2003).

O treinamento é o “processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (carvalho, 1999, p.125).

“Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à suaotimização no trabalho” (Marras 2001,p. 145).

Algumas etapas de elaboração do treinamento devem ser seguidas, com a realização de quatros etapas, que são: o levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a implementação desse programa, e por fim, a avaliação dos resultados obtidos.

Vamos discutir agora cada uma dessas etapasindividualmente, começando com o levantamento das necessidades de treinamento; segundo Bohlander, Snell e Sherman (2003) argumentam que o levantamento das necessidades de treinamento deve ser realizado em três níveis, que são: Análise da empresa; que trata-se do exame do ambiente em que ela está inserida, analisando suas estratégias e recursos para direcionar onde o treinamento deve ser inserido, Análisedas tarefas; nesta etapa, devemos determinar que conteúdo o treinamento deverá abordar com base no estudo das atividades desempenhadas por um cargo específico. È por meio da análise de cargos que se determinam as habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos requeridos para um bom desempenho no cargo, Análise das pessoas; devemos partir do princípio que os indivíduos são diferentes,portanto deve-se analisar quais funcionários precisam, necessariamente, do treinamento.

Já no programa de treinamento, que logo após o levatamento das necessidades de treinamentos, passamos para a elaboração do programa, que, de acordo com Chiavenato (2006), deve englobar os seguintes itens: o que treinar, quem deve aprender, quando deve ser ensinado, onde deve ser ensinado, como se devee quem deve ensinar, neste etapa, nos concentramos em fazer o planejamento do nosso treinamento, pensando em questões relacionadas ao conteúdo do treinamento, quais funcionários precisam do treinamento, quem será o condutor das atividades, quando o programa deve ser colocado em prática, e em que local será realizado.

Na concepção do treinamento devemos nos atentar para quatroaspectos importantes, que são os objetivos, instrucionais, a prontidão e a motivação dos treinamentos, os princípios de aprendizagem, e as características dos instrutores (Bohlander Snell; Sherman, 2003).

Na implementação do programa de treinamento, que a relação instrutor X aprendiz se torna essencial, pois estarão em contato constantemente. O aprendiz é toda pessoa situada em...
tracking img