Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Treinamento ou desenvolvimento de pessoas










Por




Cíntia Cristina de Moraes










Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Administração da Universidade de Sorocaba.
Orientador: Professor Dr. Manuel A. M. Payés




















Sorocaba-SP
2010










1. O PROBLEMADevido a grande competitividade do mundo organizacional, as empresas apostam cada vez mais no treinamento e desenvolvimento do capital intelectual de sua organização, pois as empresas não valem somente o se patrimônio físico ou tecnológico, mas também pelo valor que os funcionários são capazes de agregar a seu negócio.
Nas organizações atuais, este é o grande diferencial das empresas quesão bem sucedidas e aquelas que pretendem sê-lo.
O investimento no capital intelectual significa maior competitividade. Para o sucesso da empresa, é preciso saber consolidar e reciclar o conhecimento condições de aperfeiçoamento da força de trabalho da organização. Podemos entre os seus funcionários. A empresa tem que treinar e desenvolver os funcionários para que eles tenham condiçõespermanentes de lidar com as mudanças e inovações do mercado.
O treinamento busca adequar cada profissional ao seu cargo e criar dizer que treinamento é um processo educacional de curto prazo, onde o funcionário aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. Seus objetivos são diretos e imediatos, visando dar ao funcionário elementos essenciais para o exercício do seucargo.
Já o desenvolvimento do funcionário é um processo educacional que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar a pessoa para o seu crescimento profissional em determinada carreira na organização ou para que se torne mais produtivo e eficiente em seu cargo. Os programas de desenvolvimento são em longo prazo, visando tornar o funcionário conhecimentos que transcendem o que é exigido nocargo atual, preparando-o para assumir funções mais complexas.
Muitas organizações investem apenas em treinamento de funcionário e não oferecem um programa de desenvolvimento de funcionários.
“Treinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para umpropósito definido. Por outro lado, o desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal gerencial aprende conhecimentos conceptuais e teóricos para propostos genéricos”. (CHIAVENATO, 1999, p.22).
O objetivo desse trabalho é verificar qual a ferramenta mais indicada para que a organização consiga atingir seus objetivos.2 METOLOGIA


Foi realizada uma pesquisa exploratória, envolvendo somente levantamento bibliográfico.






3 DESENVOLVIMENTO


3.1 TREINAMENTO


Com já foi relatado anteriormente, podemos dizer que treinamento é um esforço temporário para que seja alcançado um objetivo especifico em determinado período de tempo.
O treinamento buscaadequar cada profissional ao seu cargo e criar condições de aperfeiçoamento da força de trabalho na organização, podemos dizer que o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa.
Uma das vantagens do treinamento é selecionar as pessoas com maior habilidade para desempenhar determinadafunção, afinal através do treinamento pode-se avaliar o desempenho do indivíduo.
O treinamento é um processo cíclico e sistemático, e necessariamente dividido em quatro etapas, que são: diagnóstico da situação, decisão quanto à estratégia, implementação e avaliação.
Primeiramente é feito um diagnóstico a fim de levantar as necessidades do treinamento e esse levantamento deve...
tracking img