Treinamento recepção hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE RECEPÇÃO HOSPITALAR.

Trabalhar em contato constante com outras pessoas requer uma preparação maior, principalmente quando se trata de pessoas que estão doentes e passando por um momento de fragilidade, assim como seus familiares e amigos. Essas situações podem causar estados emocionais alterados e tudo isso necessita de atenção, dedicaçãoe carinho pelo trabalho que está sendo realizado. Não é simplesmente ser um profissional que está ali para emitir laudos, fazer a internação dos pacientes, prestar informações ou efetuar altas, mas sim, demonstrar algo mais a essas pessoas que estão sedentas de um atendimento humanizado. O simples contato do recepcionista com o público já é um processo que pode facilitar ou dificultar orelacionamento dos mesmos com os profissionais da instituição.
As informações disponíveis neste guia de treinamento consistem na orientação dos colaboradores do setor de recepção deste estabelecimento de saúde, para que se promover um atendimento eficiente aos pacientes e a melhoria do cumprimento das normas estabelecidas pelo Sistema único de Saúde quanto aos documentação exigida para a cobrança futurado prontuario e o preenchimento dos dados de maneira correta.
No Manual do SISAIH01 de maio de 2010, na pagina nº 8, contem a seguinte exigência do SUS: “Laudos com rasuras serão rejeitados pelos supervisores/autorizadores”. Ou seja, a Secretaria Municipal de Saúde, mediante auditoria, recusa o Laudo de AIH corrigido ou rasurado, não autorizando a cobrança da internação.
Os colaboradores dosetor de Recepção serão informados sobre as necessidades de preenchimento dos dados de maneira correta, e dos documentos necessários para o cumprimento das normas do SUS para a cobrança dos prontuários. Para que este treinamento seja efetuado de maneira eficaz, a Supervisão espera que os colaboradores tenham atitude, não resistência a mudanças, e disponibilidade para a realização de um trabalho demaior qualidade e comprometimento. O perfil do recepcionista necessita se enquadrar na capacidade de ser ágil, ético, adequação a diversas situações e tipos de clientes, a facilidade de receber, interpretar e responder as mensagens verbais e sinais, como a linguagem corporal, de pessoas de todas as formações, como ilustra o quadro abaixo:

EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Saber conduzir situações deconflitos diversos;
PROATIVIDADE
Antecipar-se, prever situações e corrigi-las antes;
ESPÍRITO DE EQUIPE
Trabalho em parceria com os colegas do setor;
RESPONSABILIDADE
Atos pertinentes a função;
HUMANIZAÇÃO/ EMPATIA
Empatia para trabalhar em equipe e para interpretar o comportamento das pessoas;
ORGANIZAÇÃO
Rotinas de trabalho e atribuições;
COMUNICAÇÃO
Objetividade e clareza na transmissão deinformações.

Para que o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu apresente uma melhoria contínua, alcançando a excelência no atendimento e nos processos de trabalho, seguem algumas instruções quanto a metodologia utilizada no setor de Recepção:
URGENCIA E EMERGENCIA – ENTRADA P.A.

A chegada de um paciente em uma Unidade de Saúde geralmente é conturbada. Mas alguns procedimentos devem sercumpridos sem exceção. Para o preenchimento adequado do BOLETIM DE ATENDIMENTO DE URGENCIA, deve-se solicitar ao paciente, quando o mesmo tem condições de se comunicar, ou ao acompanhante/responsável pelo mesmo, os documentos necessários para o preenchimento dos campos no sistema SPDATA – Recepção Externa, são estes:
Verificar se o paciente já possui numero de prontuario;
Dados pessoais do Paciente,presentes no documento de identidade do mesmo;
Endereço do paciente;
Sexo;
Solicitar assinatura do paciente ou responsável na ficha de atendimento emitida.

OBS.: Fichas de atendimento. Pacientes nas condições: sem documentação, não identificados, inconsciente, sem acompanhante, andarilhos e casos psiquiátricos devem ser listados e repassados uma copia para a supervisão e outra para a...
tracking img