Treinamento Precoce e seus maleficios no basquete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Iniciação Esportiva


As atividades esportivas contribuem para as crianças tanto na aprendizagem motora, psicossocial, principalmente no relacionamento com pessoas, onde o esporte coletivo proporciona ao atleta o valorizar o grupo em que está atuando, assim como nesta pesquisa feita relacionada ao basquete. Há muitos autores que definem uma idade mais indicada para a iniciação emesportes a partir de 12 anos, por não desenvolver a maturidade especifica, a fim de não entender completamente o espírito esportivo, outros autores não estabeleceram idades específicas, mas advertem que as competições e o treinamento dos jovens não devem ser dimensionados com base apenas na idade cronológica da criança, mas nas características físicas, emocionais e maturacionais, para que a práticaesportiva não se torne uma obrigação, e sim um aspecto favorável no seu desenvolvimento. Mas é preciso elaborar atividades que desenvolva sua coordenação, a técnica, tático, adequando com a capacidade e de acordo com a idade, promover treinos atraentes, que despertam desejo sobre as crianças.
Temos três fases de iniciação esportiva: A fase de iniciação I – marca os primeiros contatos dacriança da primeira à quarta série do ensino fundamental, com idades entre 7 e 10 anos. Nesta fase o aprendizado dos fundamentos e o desenvolvimento das capacidades podem se dar de maneira recreativa, por meio de jogos com alterações nas regras, e nos objetivos, adaptando-os à realidade de cada cenário e as necessidades dos alunos, observando a disponibilidade de recursos materiais e humanos. A fase deiniciação II – o processo de desenvolvimento deve ocorrer aproximadamente aos 11 e 12 anos de idade; corresponde ao aprendizado inicial dos sistemas técnico e tático do jogo associados aos conteúdos da fase anterior do aprendizado. A fase de iniciação III: com idade aproximada de 13 a 14 anos. Nessa fase, reiteram-se os conteúdos assimilados anteriormente, automatizando-os e refinando-os obtendonovos conceitos os quais contemplam as situações de jogo formal. A execução desses princípios deixa de ter um caráter individual, transformando-se em ações coletivas, nas quais o movimento realizado por um jogador/ aluno traz benefícios aos companheiros de equipe. Os fundamentos individuais são constituídos coletivamente, realizados no tempo e espaço e deverão ser adequados as ótimas capacidades dojogo moderno (PAES; OLIVEIRA).



Treinamento precoce e seus malefícios




Caracteriza-se por ser atividade de alta dedicação aos treinamentos, sendo que a criança ainda não desenvolveu a puberdade, com horas de treinamentos acima do normal para a criança, a fim de obter resultados imediatos em competições. Para Já Kunz apud Vargas Neto (1999), isso se dá quando a criança écolocada em locais de treinamentos específicos antes da puberdade, com um treinamento planejado e organizado, em três sessões por semanas com objetivo do aumento de rendimento, além de participações periódicas em competições. Ferreira (2001) afirmou que a especialização precoce no momento ensino-aprendizagem, pode acarretar problemas ao longo da historia de vida esportiva dessa criança, bem como suaformação, podendo vir a inibir o repertorio motor e diminuindo sua participação em atividades recreativas no mundo infantil.
Sem duvidas a especialização acontece mais pela influência do meio em volta da criança, do que pela atitude dela própria, os pais assumem essa posição por quererem que seus filhos sejam o atleta que eles não conseguiram ser, alimentam os sonhos da criança,submetendo a uma terrível pressão por partes deles, fazendo com que poucos se tornem atletas, e muitas perdendo a infância. Outra influência é o técnico, geralmente ocorre após competições com derrotas e fracassos individuais entre os membros da equipe derrotada. Essa pressão exercida sobre a criança acaba não desmotivando, mas mexe com o inconsciente da criança, passando a ter medo de errar,...
tracking img