Treinamento nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC



EDNA MOREIRA[1]
HENRIQUE TOMAZ OTA[2]
JOÃO RODRIGO DOS REIS[3]
JOSÉ AUGUSTO VIOLA PAIVA FILHO[4]
LÍGIA CAMPOS GUIMARÃES[5]
MARCO ANTÔNIO FERNANDES[6]
RODRIGO MANDARANO MACIEL[7]






TREINAMENTO NAS EMPRESAS











Resumo:

O investimento no capital humano das empresas é de fundamental importância, uma vez que ocolaborador pode melhorar seu desempenho individual e no trabalho, proporcionando um diferencial competitivo, o que contribui para que a empresa consiga se destacar num mercado cada vez mais acirrado. O presente artigo tem o objetivo de demonstrar através de um embasamento teórico sobre o assunto, como as práticas de treinamento e desenvolvimento podem auxiliar no desenvolvimento das empresas, epossíveis maneiras de assegurar que este investimento não saia da empresa. Seguido de um estudo de caso na ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lambari, buscando analisar e demonstrar como é feito esse investimento em recursos humanos e a opinião dos colaboradores.


Palavras Chaves: Treinamento, desenvolvimento e recursos humanos

Abstract:

Investment in human capital of companies is ofparamount importance, since the employee can improve their individual performance and work, providing a competitive advantage, which contributes to the company can stand out in a market increasingly fierce. This article aims to demonstrate through a theoretical background on the subject, such as practical training and development can assist in business development, and possible ways to ensurethat this investment does not leave the company. Followed by a case study in ACIL - Commercial and Industrial Association of Lambari, seeking to analyze and demonstrate how this is done by investing in human resources and employee opinion.

Keywords: Training, development and human resources

1 - Introdução:

Com a globalização, o mercado se tornou cada vez mais competitivo e os clientescada vez mais exigentes. Para satisfazer tais necessidades, as empresas precisam oferecer ótimos produtos ou serviços. A fim de melhor preparar seus funcionários, muitas empresas adotam o treinamento e desenvolvimento, buscando satisfazer as expectativas de qualidade por parte da empresa e do cliente.

O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância da capacitação humana e seusretornos para as empresas, através de um referencial teórico, seguido de um estudo de caso realizado na Acil de Lambari-MG.

2 - Conceito de Treinamento

Segundo Chiavenato ( 2004), treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. Otreinamento envolve a transmissão de conhecimento específico relativos aos trabalhos, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente e desenvolvimento de habilidades e competências, qualquer tarefa, seja complexa ou simples envolve estes três aspectos.


2.1 - Objetivos do Treinamento

Chiavenato ( 2004 ) diz que os principais objetivos são:

1. Preparar aspessoas para execução imediata das diversas tarefas do cargo
2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções mais complexas e elevadas.
3. Mudar a atitude das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas as novas técnicas degestão.

2.2 - Ciclo de Treinamento

Treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para possibilitar aprendizagem.

Aprendizagem é um fenômeno que surge como resultado dos esforços de cada indivíduo. A aprendizagem é uma mudança no comportamento e ocorre no dia-a-dia e em todos os indivíduos. O treinamento deve tentar orientar essas experiências de aprendizagem num...
tracking img