Treinamento esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
COLEGIADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO BACHARELADO


REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA



1 Introdução




A UNIOESTE é uma instituição de caráter público e sua política de estágios tem o compromisso com a pesquisa, o ensino e a extensão, com a democratização esocialização do conhecimento e a disseminação de seus resultados. Neste sentido, este documento tem por objetivo delinear diretrizes para o estágio Supervisionado do Curso de Educação Física e Esporte – Bacharelado, em conformidade com as legislações que regem a matéria, e com a “Política de Estágios da UNIOESTE”.
Portanto, a idéia desta regulamentação é a de um processo de construção contínua ecoletiva, sujeita a constantes reavaliações que procura abranger e atender criticamente muito dos pensamentos existentes na área da Sociologia, Economia, Psicologia, Educação e da Educação Física, na forma de prática de Estágio Supervisionado.
O desenvolvimento do estágio é um momento de aprendizagem, de síntese dos conhecimentos científicos incorporados, onde o acadêmico é colocado diante desituações concretas e suas ações devem estar fundamentadas em concepções que levem em consideração e respeitem o ser humano como ser no mundo, devendo elas representarem os pressupostos da corporeidade e das teorias sistêmicas, englobando a construção do conhecimento através de fundamentações teóricas e experimentais práticas.
Historicamente no Brasil, principalmente a partir da década de 70, ocampo de atuação profissional para a carreira da Educação Física se estendeu além das fronteiras das escolas, como por exemplo em clubes e associações esportivas, onde a base ideológica da profissão era norteada pelo esporte de participação e esporte de rendimento. Contudo o fenômeno ao culto do corpo foi iniciado neste período no Brasil, influenciado pela corrida


à saúde e à estética corporalestabelecida desde o final dos anos 60 nos Estados Unidos da
América. Dessa forma, embora ainda com algum atraso em relação aos países desenvolvidos, se iniciou também no Brasil uma corrida ao culto do corpo, que ganhou mais força devido a interferência dos meios de comunicação de massa (jornais, revistas e televisão, entre outros). Neste período, houve, também, uma esteriotipização do corpo(musculoso e bronzeado), onde a população economicamente ativa, principalmente entre universitários e jovens até 35 anos, procuram meios alternativos para alcançarem seus objetivos eminentemente de caráter estético, diferentemente daqueles anteriormente estabelecidos, no caso, corpos saudáveis e bonitos através do esporte, até então hegemônicos. Foi, neste período, que eclodiu no país um grandenúmero de estabelecimentos comerciais que “vendiam” idéias e serviços de atividade física e estética corporal: as chamadas “Academias de Ginástica e Musculação”.
Esses locais se tornaram rapidamente conhecidos e procurados pela população jovem, chegando aos dias atuais, como um dos grandes empreendimentos comerciais do século. Alguns empresários no mundo chegam a investir milhões de dólares naconstrução de espaços físicos, compra de equipamentos para musculação, ginástica, e outros relacionados a estética corporal. Os anos 90 chegam, deste modo, como sendo a década da transformação do perfil do profissional da Educação Física, que não apenas deve ser preparado para o ensino da Educação Física em escolas, mas também, para atender às necessidades e interesses de estabelecimentos privados,públicos e semi-privados de prestação de serviços e os anseios da sociedade, nesta direção, numa visão ampla, deve-se procurar compreender todos esses novos aspectos da profissão para atuação de forma crítica (dialética) e humanizada.
Em outra dimensão, outra área de atuação que surge para os profissionais da Educação Física foi a abertura e surgimento de clubes/empresas, que através de...
tracking img