Treinamento em velocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO EM VELOCIDADE

INTRODUÇÃO
Compreendemos como métodos de treinamentos todos os meios sistemáticos que, utilizamos formas especificas, propiciem desenvolvimento da capacidade de movimentos e desenvolvam ao máximo possível as capacidades motoras básicas: força, velocidade, resistência, habilidade, flexibilidade. O presente trabalho enfatiza o método de treinamento de velocidade,explicando algumas definições de velocidade, seus tipos e por fim o treinamento em si.

1. CONCEITO
FAUCONNIER (1978) citado por TUBINO (1984) diz que a velocidade é "a qualidade física, particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duraçãobreve ou muito breve".
Segundo FREY (1977), citado por WEINECK (1991), velocidade é "a capacidade, com base na mobilidade dos processos do sistema nervo-músculo e da capacidade de desenvolvimento da força muscular, de completar ações motoras, sob determinadas condições, no mesmo tempo".
"É o decurso de rapidez de processos, funções e ações situados acima de determinada situação especifica ebarreiras individuais", segundo FETZ (1964).
"Capacidade de realizar um esforço de máxima freqüência e amplitude de movimentos durante um tempo curto" segundo CHANON.
"Capacidade de concluir, num espaço de tempo mínimo, ações motoras sob exigências dadas" segundo ZACIORSKI (1974).
Para FAUCONNER "é a capacidade particular dos músculos e das coordenações neuromusculares, permitindo a execução de umasucessão rápida de gastos, que em seu encadeamento constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve".
A importância da velocidade para o desempenho varia consideravelmente, dependendo do esporte, da disciplina e do campo de aplicação. Por exemplo, ela é relativamente sem importância para atividades de condicionamento físico para á saúde, quandocomparada a fatores como capacidade aeróbia, força e características do movimento. No entanto, o esporte de lazer, em geral, exige pelo menos certo nível básico de algumas formas de velocidade, como a velocidade de reação. A importância da velocidade para os esportes de elite não pode ser avaliada de forma geral, porque as exigências da velocidade são determinadas por requerimentos específicos doesporte ou disciplina em questão.
"A velocidade motora resulta, portanto, da capacidade psíquica, cognitiva, coordenativa e do condicionamento, sujeitas às influências genéticas, do aprendizado, do desenvolvimento sensorial e neuronal, bem como de tendões, músculos e capacidade de mobilização energética".(Weineck, 1999: 379).

2. TIPOS DE VELOCIDADE
Os seguintes componentes ou formas de velocidadesão mencionados por BAUERSFELD & VOSS (1992) em uma tentativa de classificação:
• velocidade de reação
• velocidade acíclica
• velocidade cíclica
• velocidade de deslocamento
• velocidade dos membros
• velocidade de ação
2.1 – VELOCIDADE DE REAÇÃO
Também chamada de tempo de reação, a velocidade de reação pode ser definida como a "velocidade com a qual um atleta écapaz de responder a um estímulo". (TUBINO, 1984).
A velocidade de reação diz respeito a todas as formas de movimento já que ela é a capacidade de reagir a um estimulo no menor tempo possível. É uma qualidade física imprescindível para velocistas de um modo geral (Atletismo e Natação, goleiros, lutadores, jogadores de vôlei, etc.). Segundo WEINECK (1991) a reação se diferencia entre reações simplese reações complexas. Um exemplo de reação simples seria a largada de uma corrida de velocidade. Uma reação complexa seria representada por um jogo esportivo, onde é necessário reagir adequadamente às diversas situações de jogo.
2.2 – VELOCIDADE ACÍCLICA
A velocidade acíclica contém movimentos únicos motores (ex.: arremesso). As ações começam de uma maneira e terminam de outra. A velocidade...
tracking img