Treinamento de foça para jogadores de voleibol

Páginas: 21 (5070 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
CHAGAS, M. H.; CAMPOS, C. E.; MENZEL, H-J. Treinamento específico da força para jogadores de voleibol. In: Temas atuais VI em educação física e esportes. Belo Horizonte: Saúde. 2001.

Treinamento específico da força para jogadores de voleibol

Mauro Heleno Chagas Carlos Eduardo Campos Hans-Joachim Menzel

1

1. Introdução
Os esportes coletivos vêm se desenvolvendo de forma aceleradanos últimos anos tanto no perfil técnico-tático quanto no perfil físico dos jogadores. Os atletas estão se tornando mais altos, com um potencial físico maior e as ações técnico-táticas vêm se tornando mais complexas e eficientes. Consequentemente estes fatos geram a necessidade de se aumentar tanto a qualidade quanto a quantidade das sessões de treinamento para que se alcance a eficiência desejadanas competições. Tratando-se especificamente do voleibol, que se caracteriza como um esporte extremamente dinâmico, o treinamento da capacidade motora força determina de modo decisivo o rendimento nos saltos, nas ações de ataque e saque dos jogadores (BLUME, 1989). Durante uma partida de voleibol, Kollath (1996) detectou que são realizados entre 170 e 190 saltos a cada set. Papageorgiou; Timmer(1990:38), após análise de 20 sets jogados por equipes adultas da primeira divisão alemã, verificou que foram realizados 3561 saltos, em que 49% foram ações de bloqueio, 38% de ataque, 11% de passes e 1% de saque em suspensão. Este fato demonstra que além de um excelente rendimento nos saltos os atletas devem possuir um nível de resistência suficiente que possibilite a manutenção da qualidade dossaltos durante a competição. Além disso, partindo do pressuposto que após a realização de um salto existe uma subsequente ação dos membros superiores relacionadas ao ataque, bloqueio ou saque, torna-se clara a importância dos mesmos para uma otimização da performance. Desta forma o desempenho nas ações de ataque e saque devem acompanhar o mesmo nível de rendimento dos saltos. Partindo dessaafirmação, além das capacidades técnico-táticas, o treinamento da qualidade motora força deve assumir um papel importante na preparação física das equipes para se possa garantir o rendimento dos atletas durante as competiões das diversas modalidades. Portanto, os preparadores físicos desta modalidade devem aplicar programas específicos de treinamento de força tanto para os membros inferiores como paraos membros superiores que garantam aos atletas um alto nível de rendimento na competição. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar aspectos básicos relevantes para o treinamento específico de força para o jogador de voleibol.

2

2. Capacidade motora força 2.1 Estrutura e componentes
Partindo do pressuposto que as ações motoras de alta intensidade e curta duração caracterizam ocomportamento motor do jogador de voleibol, torna-se evidente a necessidade de discutir o significado da força muscular para o jogador de voleibol. A figura 1 mostra um modelo da estrutura e componentes da capacidade motora força proposto por Schmidtbleicher (1997). Sendo assim, entende-se que a capacidade motora força apresenta duas formas de manifestação: força rápida e resistência de força.Partindo da afirmação básica que a amplitude e a velocidade de um movimento depende do impulso alcançado, pode-se formular esta estruturação da capacidade motora força (veja SCHMIDTBLEICHER 1984).

Capacidade motora

Força

Forma de manifestação

Força rápida

Resistência de força

Componentes

Força máxima Força explosiva Força de partida

Capacidade de resistência a fadigaFigura 1: Estrutura e componentes da capacidade motora força (SCHMIDTBLEICHER 1997:5)

3

A vantagem de ter o impulso como referência é que este procedimento possibilita discutir a estruturação da capacidade motora força e seus componentes dentro de um ponto de vista da fisiologia e da física. Segundo Kassat (1993) o impulso pode ser entendido por um lado como a atuação de uma força (F) em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinamento específico da força para jogadores de voleibol
  • Treinamento de Voleibol
  • Aterrissagem em jogadores de voleibol
  • Treinamento lúdico no voleibol
  • A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO TREINAMENTO DO VOLEIBOL
  • A histtoria do voleibol adaptado atraves dos ciclos de treinamentos desportivo
  • Treinamento Pliométrico: Uma opção a um maior desempenho diante ao voleibol
  • Planejamento anual de treinamento desportivo modalidade de voleibol masculino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!