Treinamento de andaime suspenso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Itens a serem abordados neste treinamento serão:






1. Objetivos
2. Ambiente de Trabalho
3. Andaimes suspensos Elétricos / NR-18
4. EPI e EPC
5. Riscos: Choque Elétrico x Quedas
6. Montagem, operação do equipamento.
7. Medidas de segurança
8. Rotina de Verificação Diária

1 - OBJETIVO

O objetivo deste manual é orientar acorreta utilização do equipamento, bem como o cumprimento das normas de segurança que visam a proteção dos trabalhadores no andaime suspenso, como também de todos os operários envolvidos no canteiro de obras.

2 - AMBIENTE DE TRABALHO

A construção civil apresenta, pelas características intrínsecas do setor, um grau de risco elevado aos trabalhadores. Para neutralizar estes riscos,uma série de medidas deve ser tomada de forma que os operários trabalhem de forma segura na sua atividade.
A Norma Regulamentadora N° 18(NR-18) do Ministério do Trabalho e emprego, é a norma que estabelece os critérios de segurança no ambiente de trabalho.
Diariamente, no início da atividade laboral, uma série de itens deve ser verificada visualmente de forma que sejadetectado com antecipação qualquer problema com o equipamento, bem como com as condições do local de trabalho. Para esta verificação existe uma planilha específica com os itens a serem fiscalizados.


01


3 - ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO / NR-18

Na utilização de andaimes suspensos motorizados deverá ser observada a instalação dos seguintes dispositivos:
Conforme a NormaRegulamentadora nº. 18

a) Cabos de alimentação com dupla isolação;
b) Plugs/tomadas blindadas;
c) Aterramento elétrico;
d) Dispositivo Diferencial Residual (DR);
e) Fim de curso superior e batente.

- O conjunto motor deve ser equipado com dispositivo mecânico de emergência, que acionará automaticamente em caso de pane elétricade forma a manter a plataforma de trabalho parada em altura e, quando acionado, permitir a descida segura até o ponto de apoio inferior.
- Os andaimes motorizados devem ser dotados de dispositivos que impeçam sua movimentação, quando sua inclinação for superior a 15º (quinze graus), devendo permanecer nivelados no ponto de trabalho
- O equipamento deve ser desligado e protegido quandofora de serviço.
- Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos, deverão ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. (118.677-9 - I2)
- A instalação e a manutenção dos andaimes suspensos devem ser feitas por trabalhador qualificado, sob supervisão e responsabilidade técnica de profissionallegalmente habilitado obedecendo, quando de fábrica, as especificações técnicas do fabricante. (118.679-5 - I3)
- A sustentação dos andaimes suspensos deve ser feita por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas de resistência equivalente a, no mínimo, três vezes o maior esforço solicitante. (118.682-5 - I4)



4 - EPI e EPC

Os equipamentos de proteção individual(NR-6) devem ser de uso obrigatório, como também os equipamentos de proteção coletiva (NR-18), devem ser previstos conforme a condição local.


Abaixo relacionamos os itens a serem obedecidos para execução das atividades.


EPI’s: Capacetes, botinas, cinturão de segurança (tipo pára-quedista), corda de segurança com trava quedas e uniformes.


EPC’s: Para evitarsobreposição de atividades, é obrigatório o isolamento de áreas no térreo, em locais em que estão sendo executados os serviços nos andaimes suspensos.

5 - RISCOS:

CHOQUE ELÉTRICO

▪ Os trabalhos que envolvem eletricidade devem obedecer a NR-10.
▪ As tomadas e os plugs utilizados no sistema elétrico devem ser blindados. A rede elétrica deve ser dotada de...
tracking img