trbda facul

569 palavras 3 páginas
Definição de Língua
A língua é um sistema cujo valor de cada elemento se define pelas diferenças que apresenta em relação a outro elemento e pela sua relação com o conjunto.
A língua é um princípio de classificação: uma forma de interpretar, organizar e categorizar o mundo.
Definição de Língua
As peças de um jogo de xadrez são definidas unicamente segundo suas funções e de acordo com as regras do jogo. A forma, a dimensão e a matéria de cada peça constituem propriedades puramente físicas e acidentais, que podem variar extremamente sem comprometer a identidade da peça. Essas características físicas são irrelevantes para o funcionamento do sistema (= o jogo de xadrez). Uma peça até pode ser substituída por outra, desde que a substituta venha a ser utilizada conforme as regras do jogo.
Manifestação ou concretização a língua;
Assistemática: ato individual de vontade, ao falar, o falante precisa fazer opções por uma ou outra maneira de dizer a mesma coisa, fazer escolha entre vocabulários;
Particular;
Individual;
Dependente;
Lugar da fantasia, da liberdade, da diversidade (conotação);
Para Saussure, a fala não deve ser estudada pela linguística, pois é secundária e assistemática.
Língua X Fala
Pessoas que falam a mesma língua conseguem comunicar-se porque, apesar das diferentes falas, há o uso da mesma língua. Ou seja, o código é o mesmo, embora a realização varie.
Latim ainda é uma língua embora não existam mais falas em latim.
O Signo linguístico
Signo = significante + significado
Forma acústica de caráter linear Conceito
Texto para discussão: FIORIN, José Luiz. Teoria dos Signos. p. 55 a 57. In. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística – I Objetos teóricos. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2010. 227 p.
Sintagma XParadigma
Eixo paradigmático ou das relações associativas, os signos que tem algo em comum se associam em nossa memória, formando grupos.
Eixo sintagmático: corresponde a uma determinada ordem de sucessão dos elementos. Os signos

Relacionados