Trbalho de interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Curso de Nutrição




















RELATÓRIO DO INTERDISCIPLINAR


Thaianne Brito Novais








































Ilhéus, BA
mai./2012
[pic]
Curso de Nutrição

















RELATÓRIO DO INTERDISCIPLINARThaianne Brito Novais


Trabalho apresentado como parte da avaliação das disciplinas Administração e Serviço de Alimentação II, Fisiopatologia e Dietoterapia II, Nutrição e Atividade física, Nutrição e Saúde Coletiva II, Nutrição Experimental e Nutrição Materno Infantil e do adoslecente, ministradas pelos docentes Mariana Cazal, Adriana Lopes, AbertoKruschewsky, Juliana Ârgolo, Rodrigo Bezerra e Adriana Valverde, respectivamente.















Ilhéus, BA
mai./2012


Introdução

O presente relatório irá relatar uma visita feita na área de nutrição e saúde e coletiva II, realizada no dia 25.04.2012 (vinte e cinco do mês quatro no ano de dois mil e doze), no bairro teotônio vilela, cidade de Ilhéus Bahia NoPrograma Saúde da Família IV (PSF). Está unidade possui o cronograma de atividades desenvolvidas em cada dia da semana e elas são hiperdia, que o dia onde se trabalha com pacientes hipertensos fazendo avaliações nutricionais, palestras educativas e dando orientações individualizadas, dia do planejamento familiar que são ações para garantir a saúde da mulher e criança, dia de preventivo onde osprofissionais médicos ou de enfermagem fazem exames e os profissionais de nutrição fazem atendimento nutricional e avaliação e educação nutricional, dia de crescimento e desenvolvimento onde se ajuda no desenvolvimento da sociedade com ações de promoção a saúde, dia de pré-natal e visita domiciliar,. Na quarta-feira é dia de reunião entre os profissionais de saúde e a gestão, dia de visita domiciliar erealização de pré-natal.
Programa Saúde da Família é apontado por Rosa; Labate (2005), como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. O pré-natal e a visita domiciliar são umas das atividades desenvolvidas nos PSFs. As visitas domiciliares são consolidadas através do Programa deAgentes Comunitários de Saúde (PACS) que foi regulamentado em 1997. Essas visitas são realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e profissionais de saúde, com o intuito de fazer a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde, levando em consideração a sua importância para a prevenção de doenças e promoção da saúde da população através de ações educativas supervisionadas por pessoalcompetentes (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001). O objetivo do nutricionista em participar destas visitas é de conhecer a realidade da família e comunidade, realizar avaliação nutricional, identificar riscos a saúde e promover educação alimentar (BITTENCOURT; RIBEIRO; NAVES, 2008).
O pré-natal são consultas realizadas durante a gravidez, é executado nos PSF com o objetivo de dar apoio a mulher desdeo inicio da gestação, utilizando de procedimentos simples de acordo a demanda das gestantes, tendo que transmitir apoio e confiança, para que ela possa ter uma gravidez confiante e segura (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2000).Duarte (2007 apud Brasil, 2000) diz que o ministério da saúde inclui a avaliação nutricional como rotina do pré natal tendo como principio identificar riscos nutricionais, pesoindevido em relação a idade gestacional e dar orientações nutricionais individuais as gestantes. A avaliação nutricional através da antopometria (peso e altura) é o método mais indicado para se utilizar nessas gestantes, pois é um método simples, de fácil aplicação e custo, que possibilita o diagnóstico do estado nutricional atual e em conjunto com a avaliação clínica, história dietética e avaliação...
tracking img