Traumatismo craniano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os traumatismos cranianos são causados por impactos contra o crânio, como uma pancada forte na cabeça, uma queda, um acidente automobilístico. O dano pode ser tanto no ponto de impacto como no pólo oposto.
É causado por uma lesão primária ou secundária, o trauma mecânico, que ocorre na hora do impacto e pode causar danos irreversíveis ao cérebro. A lesão secundária é qualquer acontecimentofisiológico que acontece minutos, dias ou até meses depois da lesão primária e causa dano ao tecido nervoso. Lesões secundárias podem contribuir para dano neurológico permanente. Baixa pressão arterial,oxigenação irregular no cérebro, hipotensão arterial e crises convulsivas são alguns fatores de agravamento da lesão secundária.
As conseqüências de um traumatismo craniano vão desde a recuperaçãocompleta até a morte. O tipo de recuperação dependerá do local e extensão da lesão no cérebro.
Fratura craniana

A fratura craniana é a ruptura de um osso do crânio. As fraturas estão presentes na maioria das tomografias de pacientes que sofreram lesões cerebrais. As fraturas cranianas podem lesionar artérias e veias, provocando sangramento nos espaços em torno do tecido cerebral. As fraturas podemromper as meninges – as camadas de tecido que revestem o cérebro. Caso isto aconteça, o líquido cefalorraquidiano, que circula entre o cérebro e as meninges, pode sair pelo nariz ou pelo ouvido.
A fratura craniana com afundamento de crânio é o fragmento ósseo fraturado afundado, comprimindo e lesionando o tecido cerebral adjacente. O fragmento ósseo também pode causar a laceração da dura-máter(membrana que envolve o cérebro) resultando no vazamento do líquido cefalorraquidiano.
Fraturas na Base do crânio
A fratura de base de crânio envolve a base craniana. Inclui fraturas nos ossos frontal, esfenóide, temporal e occipital.
Os sinais clínicos de fratura na base do crânio são: vazamento do líquido cefalorraquidiano pelo nariz e ouvido; hematoma atrás do ouvido, hematoma ao redor dosolhos, lesão nos nervos do crânio: fraqueza na face, perda de audição, redução visual, visão dupla..




Lesão Primária
É decorrente da ação da forca agressora, portanto, está intimamente ligada ao mecanismo do trauma. Fenômeno biomecânico este, que poderia ser divididos em dois tipos: de impacto e inerciais. Traumatismo por impacto e aquele em que uma quantidade de energia é aplicada sobreuma área pequena, portanto, a lesão dependente do local e da intensidade do impacto. Em se tratando de fatores inerciais, consideramos que o cérebro sofre condições de mudança abrupta de movimento (aceleração ou desaceleração). É a absorção dessa energia cinética que desencadeia a lesão tecidual.
Como lesões primárias podemos citar:
- as fraturas
- contusões e lacerações da substancia cinzenta- lesão axonal difusa
Lesão Secundária
A lesão secundária surge normalmente após um período, portanto existe um intervalo para a lesão primaria ter um progresso para a secundária, por isso é importante tratar e prevenir quando a lesão esta no inicio. Como lesões secundárias podemos citar algumas hemorragias decorrentes da lesão:
Hemorragia intracraniana:
Podem ser, hematoma epidural, hematomasubdural e hematoma intracerebral.(lembrando que os hematomas devem ser rapidamente diagnosticados e tratados) neste tipo de avaliação clínica verificamos o tipo da fratura, e utilizamos
a escala de coma de Glasgow para identificar o nível de consciência do paciente como,abertura dos olhos,resposta motora e verbal.
Hematoma epidural: O sangue se manifesta rapidamente numa fraturalinear com hemorragia entre o crânio e o revestimento protetor do cérebro. Resultado de uma laceração da meníngea média,a maioria desses hematomas ocorrem sobre o lobo
temporal,região fina e bastante vascularizada. O processo clínico se manifesta com perda de consciência e uma paralisia do terceiro nervo craniano com dilatação das pupilas. Neste tipo exige-se uma intervenção cirúrgica com...
tracking img