Traumastimo craniano encefalico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO

ARTRITE REUMATÓIDE

BAURU 2012



ARTRITE REUMATÓIDE

Trabalho de Patologia Geral apresentado ao Centro de Ciências da Saúde como parte do requisito para conclusão da matéria Patologia Geral, sob orientação do Prof.

BAURU 2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................03 2 ETIOPATOGENIA ..................................................................................................04 3 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO .......................................................................05 4 QUADRO CLÍNICO ................................................................................................06 5 ACOMETIMENTO SISTÊMICO.............................................................................07 6 EXAMES SUBSIDIÁRIOS .....................................................................................08 7 TRATAMENTO ......................................................................................................09 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ..............................................................................10

3

1INTRODUÇÃO

A artrite reumatoide (AR), segundo Sato (2010), é uma doença inflamatória crônica que se caracteriza por apresentar sinovite, envolvendo, principalmente, as articulações periféricas de mãos e punhos, de forma simétrica e persistente, e que pode levar o aparecimento de deformidades e à incapacidade funcional importante. É uma doença frequente, que acomete cerca de 1% da população adulta,afetando 2 a 3 vezes mais mulheres do que homens. Embora a AR possa atingir várias idades, geralmente ocorre entre as 4ª e 5ª décadas de vida. De acordo com Sato (2010) a AR é uma doença de etiologia desconhecida e existe um amplo espectro da doença: alguns pacientes têm a doença leve e limitada, enquanto que outros experimentam um curso poliarticular rapidamente destrutivo, com comprometimentovisceral.

4

2 ETIOPATOGENIA

Em concordância com Sato (2010) a interação de vários fatores, como os genéticos, do hospedeiro e os ambientais, pode levar ao desenvolvimento da doença como os seguintes fatores propostos: resposta imunológica e inflamatória desencadeada por infecção, polimorfimos genéticos ou combinação de fatores genéticos, auto-imunidade mediada por anticorpos e células T,desregulação da produção de citocinas pró-inflamatórias e transformação da sinóvia em tecido celular invasivo, como o pannus. Em relação a sua patogênese a perda da função articular é o resultado do dano irreversível da cartilagem articular em consequência direta do processo inflamatório crônico. Os principais fatores para a destruição da cartilagem são: a incapacidade dos condrócitos em manter aintegridade do tecido, como resultado a morte celular; anormalidades metabólicas induzidas por fatores secretados por célula na sinóvia inflamada; a invasão do pannus. Além disso, Sato (2010), relata que as enzimas proteolíticas agem diretamente na matriz da cartilagem, contribuindo para o processo destrutivo. OS proteoglicanos da matriz são altamente suscetíveis à degradação por várias enzimasproteolíticas, como as catepsinas, as elastases e a metalaproteinases. As alterações iniciais da membrana sinovial caracterizam-se por um aumento da permeabilidade capilar, infiltração celular, neoangiogênese e posterior formação do tecido de granulação, em que a membrana torna-se hiperplasiada e hipertrofiada, cobrindo a cartilagem e o osso subcondral (pannus).

5

3 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Emrelação aos critérios de classificação, a artrite reumatoide precisa preencher pelo menos 4 dos critérios a seguir: Rigidez matinal na região articular ou periarticular, com duração pelo menos de 1 hora antes da melhora máxima; Artrite de três ou mais regiões articulares: pelo menos três regiões articulares simultaneamente com aumento de volume de partes moles ou de líquido (não somente...
tracking img