trauma cranioencef lico

2701 palavras 11 páginas
TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO

O QUE É TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO ?
O trauma cranioencefálico (TCE) é causado por uma agressão ou por uma aceleração ou desacelaração de alta intensidade do cérebro dentro do crânio. Esse processo causa comprometimento estrutural e funcional do couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo ou de seus vasos.  O TCE é um trauma que não apresenta origem degenerativa ou congênita, e pode causar diminuição ou alteração de consciência, resultando em alterações que afetam diretamente o funcionamento físico, cognitivo
(memória, aprendizado e atenção), comportamental ou emocional.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DOS
TRAUMATISMOS CRANIANOS?
Mais comumente, os sinais e sintomas dos traumatismos cranianos são desmaio, perda da consciência, dor decabeça intensa, sangramento pela boca, nariz ou ouvido, diminuição da força muscular, sonolência, dificuldade da fala, alterações da visão e da audição, perda da memória, coma.
 Estes sintomas podem demorar até vinte e quatro horas para aparecer e, por isso, o indivíduo deve ser observado atentamente dentro deste período, de preferência em um hospital. Mesmo que a caixa craniana não seja rompida, os abalos intensos podem ocasionar interrupção das vias nervosas, hemorragia ou edema de graves consequências.
 O edema e o sangue aumentam a pressão intracraniana e isso pode forçar o cérebro a se herniar através do forame magno, o que compromete otronco cerebral, parte do cérebro que controla funções vitais como a frequência cardíaca e a função respiratória, podendo levar à morte.


SINAL GUAXINIM

O chamado olho roxo é causado por uma hemorragia debaixo da pele à volta do olho. Por vezes, o olho roxo indica uma lesão mais extensa, mesmo fractura no crânio, particularmente se a área à volta dos olhos estiver magoada (olhos de guaxinim). 

SINAIS DE BATTLE



Caracterizados por descoloração cutânea devido ao extravasamento de sangue no tecido subcutâneo atrás da orelha e sobre o processo mastoide.

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas