Trauma abdominal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Órgãos mais acometidos no trauma abdominal
De acordo com a 8ª edição do Suporte Avançado de Vida no Trauma para Médico (ATLS), os órgãos mais frequentemente afetados nos doentes que são submetidosà laparotomia por trauma fechado são o baço (45%), o fígado (40%), os rins (10%) e o intestino delgado (5%).
Ferimentos por arma branca lesam, habitualmente, o fígado (40%), o intestino delgado (30%),o diafragma (20%) e o colo (10%). Já os ferimentos por arma de fogo mais comumente afetam o intestino delgado (42%), o colo (33%), o fígado (25%).

Tratamento
Tratamento pré-hospitalar:
No traumaabdominal, a hemorragia deve ser prioridade de tratamento, devido ser a principal causa de morte nas primeiras horas. A preocupação inicial deve estar voltada para o rápido transporte do traumatizadoa um hospital de referência, tendo a precaução de não serem feitas medidas desnecessárias que podem prejudicar o paciente.
Nos casos em que há evisceração, a saída das vísceras por ferimentosabdominais, a limpeza com soro fisiológico e o cobrimento das vísceras com plástico esterilizado ou com compressas úmidas devem ser feitos para que não haja contato com o meio ambiente. É importanteressaltar que não se pode tentar reintroduzir essas vísceras pelo ferimento, pois o sangramento do local pode aumentar e o extravasamento de fezes pode ocorrer.
Tratamento não operatório:
Em pacientes comtrauma abdominal fechado, o uso da tomografia computadorizada possibilita o tratamento não operatório das lesões de órgãos parenquimatosos, o que reduz a frequência de procedimentos cirúrgicosrealizados.
Nos traumas abdominais penetrantes, apesar do forte consenso em favor da cirurgia independentemente do quadro clínico apresentado, os ferimentos por arma branca estão começando a ter umaabordagem mais seletiva.
No tratamento conservador, dois aspectos são fundamentais na decisão de adotá-lo:
• A ausência de sinais de peritonite ao exame clínico, que exige nível de consciência...
tracking img