Trauma abdome

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO:



1.1 - TEMA:



A enfermagem é uma profissão do qual tem conhecimento técnico – cientifico voltado para o cuidado humano e holístico, além é claro de o enfermeiro possuir várias habilidades: cognitivas, interpessoais e psicomotoras e mais o conhecimento e o embasamento teórico de enfermagem. Hoje a enfermagem é um componente vital e indispensável do serviço deassistência médica. O papel principal do enfermeiro assistencialista voltado para o atendimento pré-hospitalar é o de decisão segura e livre de riscos; antes de empreender qualquer ação o profissional deve decidir pela melhor alternativa de abordagem, individualmente ou em equipe, pois o mesmo deve estar apto a fazer julgamento e tomar decisões sobre o melhor cuidado que deve ser prestado para cadapaciente. Tendo ainda um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam o enfermeiro para a atuação no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) que hoje é o que há de mais novo no campo da assistência à saúde. O enfermeiro tem autonomia que alcança uma independência razoável e auto determina as decisões que devem ser tomadas nas práticas do dia a dia. A presença de enfermeiro naambulância que transporta pacientes com agravos de saúde que representam risco de vida é indispensável, porque ele poderá até mesmo salvar vidas no trajeto. O enfermeiro tem como vista a assistência ao ser humano o elemento central de seu exercício profissional, pela sua responsabilidade social e pelo compromisso ético com a vida. O atendimento de emergência é descrito como sendo veloz e dinâmicopelos que atua nesta área recebendo alta demanda de pacientes tendo como tendência uma equipe rápida e eficaz que minimize os riscos de agravos a saúde. Como enfermeiro do Atendimento Pré-hospitalar é preciso aceitar a responsabilidade do cuidado com o paciente da melhor maneira possível mantendo uma atitude calma e tranquila em relação ao paciente e/ou a sua família. O enfermeiro do APH deve fazermais do que somente transportar o doente para o hospital; ele deve realizar tudo que possível para assegurar a sua sobrevida, sabendo que o tratamento definitivo deste paciente só poderá ser completado no hospital, obedecendo à regra dos “3 Cs” (vitima certa, no momento certo, para o hospital certo).

Para que possamos entender a respeito do assunto um pouco da história do Atendimentopré-hospitalar: O Suporte Avançado de Vida foi criado em 1997 sendo relativamente novo e que vem se aperfeiçoando e se adequando a nossa realidade. No Suporte Avançado de Vida (SAV) a equipe é formada por um médico, um enfermeiro e um motorista. O resgate ao sistema Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no Brasil veio com a implementação do “protocolo de Intenções” entre a prefeitura de São Paulo, oCorpo de Bombeiro e da Policia Militar do Estado de São Paulo. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que pertence ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a pedido de uma solicitação do Ministério da Saúde num acordo entre o Brasil e a França (profissionais enfermeiros que têm uma abrangência muito maior de atuação técnica), mas devido à escassez de recursos e falta de mão de obraespecializada no Brasil houve uma mesclagem com o modelo Norte Americano (com a figura do paramédico) para a melhor adaptação dos serviços a nossa realidade; assim hoje o APH segue esses dois modelos que melhor se adapta a realidade do nosso País. Já que no nosso País a profissão de paramédico não é regulamentada.
A incorporação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar não é nova,pois estes estiveram desde o advento das grandes guerras mundiais, durante a Segunda Guerra Mundial, Ocorreu à disseminação dos serviços de atendimento de emergência, porém somente foi bem evidenciado no Brasil a partir da década de 90.

Escolhi este tema, pois é a minha grande paixão, o meu sonho é a emergência pré-hospitalar para qual eu como enfermeira estarei me especializando e me...
tracking img