TRATAMENTOS TÉRMICOS.

CARACTERISTICAS E OBJETIVOS GERAIS.

Os tratamentos térmicos são conjuntos de operações, que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas, que alteram amicroestrutura dos materiais, modificando assim suas propriedades. Desta maneira, obtêm-se consideráveis variações em propriedades especificas que permitem que tenhamos materiais mais adequados paracada aplicação, sem que com isto os custos associados sejam muito aumentados. Como as ligas Ferro-Carbono são os materiais mais comumente utilizados em engenharia, o enfoque inicial será direcionadopara este tipo de material, embora esses tratamentos possam ser também aplicados a outros tipos de ligas metálicas, como também, em alguns casos, para materiais não metálicos.

TRATAMENTOS TERMICOSDAS LIGAS FERRO-CARBONO.

Em muitas das aplicações, as pecas obtidas com ligas ferrosas são submetidas a tratamentos térmicos que provocam mudanças consideráveis em suas microestruturas, alterandoassim as suas propriedades, em função de requisitos pré-especificados. Esses tratamentos podem ser subdivididos em dois fundamentais:

a) TRATAMENTOS CRITICOS: com aquecimento acima da zona critica.Na maioria desses tratamentos, faz-se um aquecimento da peca até temperaturas que promovam a sua completa austenitização, com um subseqüente resfriamento, com velocidades diferentes para cadatratamento. Como já visto para os diagramas de transformação, as diferentes velocidades de resfriamento interferem, com maior ou menor intensidade, na reação de transformação da austenita, podendo mesmoimpedir esta transformação.
Assim são obtidas as diversas microestruturas previstas nesses diagramas, com suas fases e propriedades características para cada composição considerada, em função davelocidade de resfriamento verificada no tratamento em questão. Isso pode ser visualizado, graficamente para cada composição dessas ligas, pela superposição da curva de resfriamento do tratamento térmico no... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Tratamentos termicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tratamentos-Termicos/20796.html

MLA

"Tratamentos termicos" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tratamentos-Termicos/20796.html>.

MLA 7

"Tratamentos termicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tratamentos-Termicos/20796.html>.

CHICAGO

"Tratamentos termicos." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tratamentos-Termicos/20796.html.