Tratamento e reuso de efluentes de lavanderia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

TRATAMENTO E REUSO DE EFLUENTES DE LAVANDERIA

Marco Aurélio Balduino Trabalho de graduação do curso de Engenharia Química

SANTA BARBARA D OESTE, SP 2011

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

TRATAMENTO E REUSO DE EFLUENTES DE LAVANDERIATrabalho de Graduação apresentado como requisito parcial para a obtenção da graduação em Engenharia Química da Universidade Metodista de Piracicaba – Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.

SANTA BARBARA D OESTE, SP 2011

TRATAMENTO E REUSO DE EFLUENTES DE LAVANDERIA Trabalho de graduação apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade Metodista de Piracicaba.

Data:___/___/___

_____________________________ Aluno: Marco Aurelio Balduino Registro Acadêmico: 057475-6

_____________________________ Orientador: Jefferson Ferreira Pinto

SANTA BARBARA D OESTE, SP 2011

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por me dar a oportunidade de poder ingressar e concluir essa graduação. Aos meus pais, Donizetti e Aldini, pelo incentivo ededicação, pois sem eles esta etapa de minha vida não seria possível. A minha irmã, Juliana, pelos conselhos e ajudas oferecidos durante todo o tempo do curso. A minha namorada, Jaqueline, pelo carinho, paciência e motivação. Aos meus colegas de sala, Silnei e Willian, pelo companheirismo e apoio durante toda a grade curricular. Ao meu professor orientador, Jefferson, pela paciência e sábiosconselhos para a realização deste trabalho. A professora Sandra, por ajudar nos ensaios de laboratórios. Aos meus colegas, Maike e Luana, por colaborarem com este trabalhando realizando analises de qualidade do efluente. A todos meus familiares que de alguma forma me deram força e estrutura emocional para a realização deste trabalho. E aos demais aqui não citados, que de certa forma auxiliaram não sóna realização deste trabalho, mas como em minha jornada acadêmica.

SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS E TABELAS .................................................................................................... V LISTA DE ABREVIATURAS ............................................................................................................. VIRESUMO.............................................................................................................................................. VII 1. 2. 3. 4. INTRODUÇÃO .............................................................................................................................. 8 OBJETIVOS ................................................................................................................................ 10METODOLOGIA ......................................................................................................................... 11 REVISÃO BIBLIOGRAFICA .................................................................................................... 12 4.1. 4.2. 4.3. Lavanderias Industriais:................................................................................................. 12 Características dos efluentes de lavanderias ........................................................... 14 Tratamento de efluentes de lavanderias: ................................................................... 15

4.4. Fundamentos Teóricos dos processos físico-químicos de tratamento de efluentes:........................................................................................................................................ 17 4.4.1. 4.4.2. Sistemas coloidais: .................................................................................................. 17 Modelo da dupla camada eletrônica (DCE): ...................................................... 18

4.4.3. Processo de tratamento de efluentes por coagulação/floculação e separação sólido/liquido:...
tracking img