Tratamento termico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARLOS HELY RODRIGUES SALLES

TRATAMENTO TERMICO

Tecnologia mecânica
José Ricardo Fiaming

SÃO PAULO
1º SEMESTRE 2009

TRATAMENTO TERMICO
Basicamente é a forma de alterar a estrutura molecular de um aço melhorando suas características mecânicas, através do aquecimento e resfriamento controlado.
Mas antes de iniciarmos nosso trabalho, devemos esclarecer as diferenças entre ferro eaço, de uma forma bem simples.

FERRO: É o elemento básico de uma liga de aço, encontrado na natureza em forma de minério de ferro e seus principais componentes são a hematita e a magnetita.
Para sua transformação na matéria prima do aço, o minério é derretido em um auto forno com carvão coque (combustível) e calcário (fundente). Ao injetar ar sobre pressão eleva-se a temperatura a 1200 graus,fundindo-se os materiais, e os transformando em ferro gusa, rico em carbono, que o inviabiliza para fabricação de peças mecânicas.

AÇO: Através de um novo processo, também em fornos de alta temperatura, e rebaixado o teor de carbono do ferro, deixando com 0,05% a 1,7% de carbono. Depois do ferro, o carbono é o elemento mais importante do aço, e sua quantidade na composição define a qualidade domaterial, quanto maior a quantidade de carbono maior será sua resistência.
Temos dois tipos de aço, os ao carbono e os especiais, este ultimo, é obtido com a adição de outros componentes como: Cobalto, cromo, manganês, molibdênio, níquel, silício, tungstênio, vanádio.

PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS

Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas; exemplos incluem,a liga de alumínio a partir da qual uma asa de avião é construída e o aço do eixo da roda de um automóvel. Em tais situações é necessário conhecer as características do material e projetar o elemento estrutural a partir do qual ele é feito de tal maneira que qualquer resultante deformação não será excessiva e fratura não ocorrerá. O comportamento mecânico do material reflete a correlação entre suaresposta ou deformação a uma carga ou força aplicada. Importantes propriedades mecânicas são: - Resistência mecânica Ductilidade e Rigidez.

TECNICAS MAIS USADAS DE TRATAMENTO TERMICO

Basicamente os tratamentos térmicos mais utilizados se dividem em duas classes:

1ª CLASSE
Os tratamentos que por simples aquecimento e resfriamento, modificam as propriedades de toda a massa da peçatratada, que veremos a seguir.
TÊMPERA
É o tratamento térmico aplicado a aços com porcentagem igual ou superior a 0,4% de carbono, seu efeito principal é o aumento de dureza.

FASES DA TEMPERA

1ª Fase- A peça é aquecida num forno à temperatura adequada a sua composição
2ª Fase- Manutenção da temperatura que consiste no tempo em que a peça deve ficar no forno para uniformizar o aquecimento domaterial.
3ª Fase - Após o material atingir uniformemente na temperatura adequada, é resfriado rapidamente em água, óleo ou jato de ar.

EFEITOS DA TEMPERA
Aumenta a dureza do aço e também sua fragilidade o tornando quebradiço
REVENIMENTO
É utilizado para diminuir a fragilidade do aço e torná-lo menos quebradiço

FASES DO REVENIMENTO
1ª fase- Assim como na têmpera o material é aquecidosó que a uma temperatura bem mais baixa, de acordo também com a composição do aço.
2ª fase- Quando feito em fornos é possível fazer a manutenção da temperatura.
3ªfase- O resfriamento pode ser lento, deixando a peça esfriar naturalmente, ou rápido, também mergulhando o material em óleo ou água.

EFEITOS DO REVENIMENTO

Diminui um pouco a dureza da peça temperada, porem aumentaconsideravelmente sua resistência a choques.
Geralmente toda peça que foi temperada passa por revenimento.

RECOZIMENTO

Recozimento é o tratamento térmico que tem por finalidade eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas, resultantes de forjamentos, laminação, trefilação, etc...

FASES DO RECOZIMENTO
1ª Fase- De acordo com a tabela de temperatura para...
tracking img