tratamento termico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CCET - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
NMC – NÚCLEO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MEC.RELATÓRIO SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS EM AÇO 1045





GUILHERME SANTOS LOBÃO
LUIZ RAPHAEL PERETE DE FREITAS
RICARDO LUIZ SOUZA LIMA



SÃO CRISTOVÃO, SERGIPE
FEVEREIRO DE 2014.1 . INTRODUÇÃO
Entende-se por tratamento térmico o conjunto de operações nas quais os materiais em questão são submetidos a aquecimentos e resfriamentos controlados, devidamente, com o objetivo demodificar suas propriedades para que haja uma otimização no desempenho desses materiais em suas devidas funções.
Nesse relatório abordaremos o tratamento térmico realizado no Núcleo de EngenhariaMecânica da UFS de amostras de aço 1045. Desde a serragem das amostras de aço, os diferentes tratamentos a que cada uma dessas amostras foi submetido e posteriormente seu lixamento, polimento e analisemicroscópica a fim de analisar na prática as alterações na estrutura e como isso influenciará nas suas características.
Trataremos de 4 amostras, uma delas não sofrerá nenhum tipo de tratamento eservirá de parâmetro para que analisemos as mudanças que ocorrerão nas outras. E os tratamentos térmicos em questão serão: têmpera, normalização e revenido.
2. Materiais e Métodos
A príncipio nos foramdadas duas pequenas barras de aço 1045. A seguir listaremos detalhadamente os procedimentos e materiais utilizados nesse trabalho:
- Serramos estas pequenas barras em quatro pedaços de dimensõesaproximadas 3x1,2x1cm(CxLxP) usando uma serra Starrett© na oficina do NMC;
-Com nossas quatro amostras, fomos de volta ao NMC colocar três(3) delas no forno até a fase austenita(835°C);
-Após esseaquecimento, retiramos duas dessas amostras do forno e resfriamos uma diretamente na agua à temperatura ambiente(TEMPERA) e a outra deixamos resfriando no ar(NORMALIZAÇÃO);
-A terceira amostra deixamos...
tracking img