Tratamento humanizado em hospital publico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATENDIMENTO HUMANIZADO NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL EM ILHÉUS-BA

ILHÉUS
2011

ATENDIMENTO HUMANIZADO NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL EM ILHÉUS-BA

Ilhéus

2011

1.Introdução

A humanização do cliente no cuidado à saúde, em nosso país, está incluída na Constituição Federal Brasileira de 1988, que garante a todos o acesso à assistência à saúde de forma resolutiva,igualitária e integral.

Antes do século XVIII, o hospital era essencialmente uma instituição de assistência dirigida aos pobres, já que os ricos levavam os recursos médicos para suas casas. Não se pretendia a cura para o usuário do hospital, mas sim uma assistência material e espiritual, em alguns casos pretendia-se dar os últimos cuidados.

Todos sempre quiseram evitar a doença e amorte, em qualquer época histórica pelo que se sabe da realidade dos pacientes, tem sido muito freqüente ouvir nos corredores dos hospitais em alto e bom som, que não se teme tanto a morte, em si mesma, quanto à dor e os sofrimentos relacionados ao processo de morrer.

A emergência significa um ambiente de atendimento de urgência é um dos locais mais difíceis e diversificados do hospital,onde se encontra momentos e ocorrências opostas de saúde e doença com situações de ambigüidades de sentimentos e emoções. Por esse motivo, o acompanhante no cenário estressante e conflituoso dos serviços de atendimento de urgência e emergência necessita de apoio e solidariedade da equipe multiprofissional para poder encontrar energia para viver este momento.

Humanizar o atendimento emsaúde é fortalecer o desejável comportamento ético e o arsenal técnico-científico, com os cuidados dirigidos às necessidades existenciais dos pacientes. Humanizar é, também, investir em melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da área, é alcançar benefícios para a saúde e qualidade de vida dos usuários, dos profissionais e da comunidade.

Muitas dificuldades enfrentadas pelosusuários da saúde podem ser evitadas quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita suas opiniões, queixas e necessidades, ao contrário do que tem sido feito em alguns serviços de saúde, nos quais os usuários são, basicamente, impedidos de se manifestar.

O atendimento humanizado é o cuidado que se resgata dos pequenos e grandes eventos do dia-a-dia, que tornam o ser humano único eespecial nos diferentes espaços e situações em que se encontra no sentido de prestar um atendimento personalizado, voltado não para a doença, mas para o ser humano que adoece.

2.Problema

As pessoas sempre procuraram o hospital para cura das doenças e alívio de seu sofrimento, trata-se de uma busca de bem-estar, de preservação da vida, de restituição da saúde e melhoria do confortopessoal.

o retrato do atendimento de emergência e urgência na maioria dos hospitais públicos do Brasil tem como característica principal a ineficiência, resultando num atendimento de baixa qualidade, longo tempo de espera e acúmulo de pacientes nos corredores e macas dos prontos socorros. Esses fatos decorrem em parte pela desorganização do sistema onde os atendimentos de baixa e médiacomplexidade são desviados das unidades básicas de saúde para as unidades hospitalares sobrecarregando essas últimas.

A humanização da assistência à saúde é um processo atual e crescente no contexto brasileiro que surge da realidade na qual os usuários dos serviços de saúde queixam-se dos maus-tratos. Essas queixas podem ser observadas na mídia que denuncia aspectos negativos dos atendimentosprestados à população

Humanizar o atendimento não é apenas chamar a paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos lábios, mas também compreender seus medos, angústias, incertezas dando-lhe apoio e atenção permanente.

Humanizar é procurar aperfeiçoar os conhecimentos continuadamente é valorizar, no sentido antropológico e emocional, todos os elementos implicados no evento...
tracking img