Tratamento de residuodos

5084 palavras 21 páginas
1
Índice
Introdução............................................2
O que são resíduos?....................................3
Impacto Ambiental ...................................4
Resíduos nas artes gráficas.......................5
Acções de redução.....................................5
Produção mais Limpa...............................10
Destino e transformação..........................15
Considerações finais.................................16
Bibliografia................................................17
2
Introdução
No âmbito da disciplina de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança foi criado este relatório dedicado à temática dos resíduos nas artes gráficas. Todo o lixo gerado pelas actividades industriais é designado tecnicamente por resíduos. Com este trabalho pretende-se abordar o assunto, o seu impacto a nível ambiental, os resíduos nas artes gráficas, conselhos de redução, o seu impacto a nível do ambiente e o seu destino e transformação.
3
O que são resíduos?
É tecnicamente conhecido como resíduos o lixo criado pelas actividades industriais. Variando de acordo com a indústria, existem três tipos de resíduos no geral, são eles: efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas. Estes podem ser classificados em três categorias. Na primeira categoria estão enquadrados os resíduos dos processos gráficos, esta agrupa aqueles que apresentam riscos á saúde pública e ao meio ambiente. Numa segunda categoria caracterizam-se aqueles não perigosos, porém não inertes. Por último temos aqueles resíduos que se consideram como não perigosos e inertes.
4
Impacto Ambiental
A actividade da indústria gráfica pode ser controlado a nível de resíduos para ter um menor impacto tanto a nível ambiental como a nível da saúde humana. Para isso é necessário que sejam conhecidos e devidamente tratados os resíduos resultantes, as emissões atmosféricas, radiações ruídos, e vibrações.
Normalmente pode-se pensar que deitar para o lixo comum,

Relacionados