Tratamento de gases industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gases Industriais

Sumário
Objetivo do seminário; Introdução; Acetileno; Dióxido de Carbono; Argônio; Hélio; Hidrogênio; Oxigênio; Nitrogênio; Processo Criogênico; Dados Econômicos; Conclusão; Referências Bibliográficas.

Objetivo do Seminário
Este seminário tem como objetivo mostrar os principais tipos de gases industriais, sua produção e sua importância para a indústria em geral. Introdução
Os gases industriais compõem um grupo de gases comercialmente fabricados e vendidos para utilização em aplicações diversas. Estes gases normalmente são usados em industriais: Fabricação de aço; Solda; Fabricação de medicamentos; Fabricação de semicondutores, entre outros. processos

Os gases industriais têm um mercado muito diversificado e são essenciais para as atividades a que sedestinam, resultando numa forte correlação da demanda com o PIB.

Acetileno
Conceito: O acetileno é um gás incolor, inflamável e inodoro, quando no estado puro. Impurezas presentes: fosfina, arsina, sulfeto de hidrogênio e amoníaco. Odor semelhante ao alho. É mais leve que o ar e é solúvel em água e em algumas substâncias orgânicas. O acetileno combinado com ar ou oxigênio produz uma chama quente(mais de 3000° luminosa e fumegante. C),

Acetileno
Estrutura química do gás acetileno: *Hidrocarboneto

Acetileno
Obtenção de Acetileno: O acetileno não é encontrado na natureza; Fabricado a partir de produtos naturais baratos; Exemplo: Hulha e calcário. Hulha: Origem no material oriundo de plantas depositadas em pântanos. Gasoso: gás (combustível) de iluminação: CH4, H2, CO etc.Líquido: águas amoniacais e alcatrão de hulha. Sólido: carvão coque.

Carvão Coque

Acetileno
Obtenção de Acetileno: A partir do calcário: Três etapas

Etapa 1:

Etapa 2:

Subproduto: Etapa 3:

Acetileno
Produção industrial de Acetileno: É produzido, reagindo-se o carbureto de cálcio com água em geradores próprios para esta finalidade.(White Martins) Subproduto: Hidróxido de Cálcio(Ca(OH)2) A reação química é do tipo exotérmica. O acetileno assim gerado, é posteriormente resfriado, purificado, lavado, comprimido e finalmente acondicionado em cilindros apropriados. Cilindros: cheios de material poroso saturado com um solvente (acetona) que permite o acondicionamento seguro do produto.

Acetileno
Produção industrial de Acetileno:

Cilindros de armazenagem de Acetileno Acetileno
Principais aplicações: Corte (vídeo);acetile.avi Solda; Aquecimento; Têmpera Superficial; Metalização com Pó.

Acetileno
Fatores que fazem a diferença: Gás combustível de melhor desempenho;(em função da fácil regulagem, da alta temperatura e da grande intensidade de chama) Maior velocidade de corte; Menor distorção da peça cortada; Menor tempo de preaquecimento; Menor consumo deOxigênio.

Acetileno
Principais mercados: Transformação Mecânica (Caldeirarias e equipamentos em Geral), Siderurgias; Eletroeletrônica (Componentes eletroeletrônicos) Indústrias de Vidros e não-Metálicos (Plásticos, mármores, vidros técnicos - lâmpadas e ampolas), Empreiteiras (Manutenções Industriais), Automobilístico (Montadoras e Autopeças), Implementos Agrícolas, Transportes etc.

AcetilenoRiscos: Grau: 4) Extremo; 3) Grave; 2) Moderado; 1) Leve 0) Mínimo
Perigo Especial OXY-Agente Oxidante ACID-Ácido ALK-Álcalis COR-Corrosivo W-Reação com água Radioativo

Risco:
Saúde Inflamabilidade Reatividade

Dióxido de Carbono
Conceito: O dióxido de carbono é um gás ligeiramente tóxico, inodoro, incolor e de sabor ácido. O CO2 não é combustível nem alimenta a combustão. É 1.4 vezes maispesado que o ar. Evapora a pressão atmosférica e -78°C. Pode interagir de forma violenta com bases fortes, especialmente em altas temperaturas.

Dióxido de Carbono
Estrutura química do dióxido de carbono (CO2):

Dióxido de Carbono
Obtenção do CO2: Subproduto; Purificação; Combustão completa de matéria orgânica; CO2 como sub-produto.

Dióxido de Carbono
Principais aplicações: O CO2...
tracking img