Tratamento de esgoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Tratamento de esgoto
Conforme pesquisas realizadas pelo IBGE de 92- 02 o saneamento básico no Brasil ainda apresenta grandes problemas. Os dados referentes aoesgotamento sanitário são críticos, revelando índices de cobertura da população urbana por redes coletoras de 51,6% e um percentual desse esgoto coletado que passa por algumtipo de tratamento cerca de 34 % (IBGE).
São Considerados como tratados os esgotos sanitários que recebem pelo menos o tratamento secundário, com a remoção do materialmaias grosseiro, de matéria orgânica particulada, e de parte de matéria orgânica dissolvida do efluente. Sistemas como filtro biológico, lodo ativado, as lagoas aeróbicasanaeróbicas e a fossa séptica.
O esgoto sanitário causa poluição orgânica e bacteriológica. As grandes cidades despejam sem nenhum tipo de tratamento nos rios que serem decorpos receptores gerando a poluição das aguas que cercam as grandes concentrações urbanas. O tratamento correto pode inclusive, transforma-lo em água para diverso uso comoirrigação, por exemplo.
2. Na zona rural
O tratamento em zona rural está muito atrasado comparando –s e a concentração urbana, com cerca de 32 milhões de habitantesapenas 16% possui algum tipo de tratamento ou rede coletora. Porém a grande maioria usa de fossas rudimentares como as fossas negras (a famosa casinha na roça) que são asprincipais responsáveis pela contaminação do solo e de aguas subterrâneas que acabam nos poços artesianos. Explicação da fossa negra. Consiste em uma escavação no solo semqualquer revestimento interno fazendo com que os líquidos gerados na reação química se infiltrem no solo e assim contaminando-o. Causando diversas doenças aos humanos...
tracking img