Tratamento de esgoto sanitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
CAMPUS DE NANUQUE


EDGAR BRANDÃO DE OLIVEIRA NETO






RESUMO DA MATÉRIA ESTUDADA





Trabalho apresentado à UNEC – Centro Universitário de Caratinga – Unidade de Nanuque/MG, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Hidráulica e Saneamento Básico, ministrada pelo Prof. Vitor Mota, no Curso de Graduação em EngenhariaAmbiental.






Nanuque – MG
2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
CAMPUS DE NANUQUE


EDGAR BRANDÃO DE OLIVEIRA NETO







RESUMO DA MATÉRIA ESTUDADA
















Nanuque – MG
2011



1. Introdução
A classificação brasileira de Solos esta em constante mudanças e atualizaçoes, sendo a mais recente, publicada em 1999, com importante atualização em2005, a mesma é chamada de SiBCS (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos) desenvolvido por profissionais do Embrapa juntamente com diversos voluntários acadêmicos, esta classificação possui 6 níveis categóricos (Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo), sendo os níveis mais baixos (Família e Série) ainda discutidos. Atualmente existe, no SiBCS 13 ordem são elas:
 Argissolo
 Cambissolo
Chernossolo
 Espodossolo
 Gleissolo
 Latossolo
 Luvissolo
 Neossolo
 Nitossolo
 Organossolo
 Planossolo
 Plintossolo
 Vertissolo
O trabalho orientado pelo professor Vitor Mota teve como objetivo a análise e indentificação das principais caracteristicas da 3º Ordem supramencionadas, sendo os Chernossolos.

2. 1° Nível (Ordem) – Chernossolos

Os Chernossolos são um tipo desolo mineral, caracterizado por alta concentração de argila, coloração escura (Do russo Chern – escuro, negro) e alta saturação de bases, portanto é considerado como uma das classes de solos mais férteis e apropriados para agricultura.

Esta denominação foi introduzida no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos em 1998 quando este foi alterado. No sistema de classificação usado até então, osChernossolos enquadravam-se nas classes Brunizens, Solos Brunos e Rendzinas.
Os Chernossolos correspondem em parte aos Mollisols do Sistema Norte-americano de Classificação de Solos e aos Chernozems do Sistema de Classificação de Solos da FAO.
É um tipo de solo classificado em função do horizonte A, diferentemente da maioria dos solos do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos que sãoclassificados em função dos horizontes sub-superficiais.
Possuem as seguintes características:
 constituído por material mineral, com teor de matéria orgânica insuficiente para ser classificado como Organossolo;
 argila com elevada atividade (Ta), na prática, este solo apresenta rachaduras;
 alta saturação por bases (alto V%), geralmente > 70%;
 pouco coloridos, escuros;
 horizonte Achernozênico sobrejacente a B textural (Bt), B incipiente (Bi), B nítico, ou a um horizonte C cálcico ou C carbonático;
 pH desde moderadamente ácido a fortemente alcalino.
Podem estar associados a material de origem calcário, embora possam estar associados a outras rochas que possam permitir a formação de solo com alto teor da cátions de reação alcalina (principalmente cálcio e magnésio).

3. 2°Nível (Subordem)

3.1. Chernossolos Rêndzicos----MD
Os Chernossolos Rêndzicos são solos com o horizonte A chernozêmico e/ou com horizonte C, admitindo-se entre os dois, horizonte Bi (Incipiente) com espessura < 10 cm.
Como principais características apresentam uma boa drenagem, quimicamente eutróficos, uma vez que são altamente ricos em nutrientes com saturação de bases acima de 50%, não sãohidromórficos, o horizonte A Chernozêmico que o forma contém grande concentração de minerais além da forte coloração, é a subordem de cor mais escura devido a presença do horizonte B i, pois esse horizonte sub-superficial apresenta fragmentos oriundos do material de origem, decorrentes da pouca interferência do intemperismo.
3.2. Chernossolos Ebânicos ----ME

Os Chernossolos Ebânicos são...
tracking img