Tratamento de erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Direcção Regional de Educação Centro

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA
ESCOLA SECUNDÁRIA/3º DR.ª M.ª CÂNDIDA ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS
Ano Lectivo 2010/2011

CURSO PROFISSIONAL DE PROGRAMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CICLO DE FORMAÇÃO 2010/2013

Módulo 11-Tratamento de Erros
11.1 Tipos de Erros
Na programação de computadores existem 3 categorias principais deerros: • Sintaxe; • Lógica; • Execução. > Os erros de sintaxe ocorrem quando o programador escreve código e, caso existam, impedem a execução/teste do programa. Os erros de lógica existem quando o programador não compreende totalmente o que o programa deve realizar e são normalmente detectados quando há um comportamento ou resultado inesperado do programa. Finalmente, os erros de execução, como opróprio nome indica, apenas são detectados em modo de execução e estão associados a factores externos ao programa, como por exemplo o utilizador ou o hardware (um disco rígido, o acesso á internet, entre muitos outros).

11.1.1 Erros de Sintaxe
Os erros de sintaxe estão mais associados a programadores inexperientes que, pela sua própria condição, ainda não entendem correctamente a sintaxe (isto é,as regras) da linguagem de programação. Apesar de ser necessária alguma prática, são os erros mais fáceis de identificar e de corrigir. Para visualizar a listagem dos erros, pode aceder a TOOLS > OPTIONS e expanda o nó Projects and Solutions. Seleccione o sub-nó Build and Run e seleccione, da caixa de listagem “On Run, when build or deployment errors occur:”, Do not launch.

Página 1 de 10 11.1.2 Erros de Lógica
Os erros de lógica (também denominados de erros de semântica) surgem quando o programador não compreende totalmente o que o programa deve realizar e, consequentemente, as aplicações fornecem resultados inesperados ou indesejados. Os erros de lógica relativamente comuns de cometer por programadores inexperientes são os erros de cálculo de expressões matemáticas pordesconhecimento da prioridade dos operadores, comparação de strings ignorando minúsculas e maiúsculas mas esquecendo de implementar a lógica que permita este tipo de comparação. São os mais difíceis de descobrir e podem permanecer escondidos durante meses ou mesmo anos até que sejam descobertos. Alguns podem inclusivamente nunca serem descobertos. Uma das técnicas mais utilizadas na detecção dos erros delógica á a utilização das funcionalidades de debugging (isto é, remoção de bugs ou erros) do Visual Studio.

11.1.3 Erros de Execução
Os erros de execução, à semelhança dos erros de lógica, ocorrem/são detectados enquanto o programa está a ser executado. No entanto, enquanto que os erros de lógica são detectados porque a aplicação fornece resultados inesperados ou indesejados, os erros de execuçãodão normalmente origem a mensagens de erro que podem eventualmente provocar o término abrupto da mesma. Os erros de sintaxe e de lógica têm origem na programação (no programador) enquanto que os erros de execução são normalmente provocados por algo externo à aplicação como, por exemplo, um problema no acesso a um ficheiro em disco ou a uma base de dados ou ainda uma ligação de rede ou o acesso àinternet que falhe. Compete ao programador antecipar a possibilidade deste tipo de erros ocorrerem e implementar código/lógica que trate este tipo de erros. Esta implementação não permite evitar os erros de execução de acontecerem mas trata-os de uma forma mas adequada, por exemplo perguntando ao utilizador se pretende continuar o programa e/ou indicando qual o erro associado. Em Visual Basic umerro de execução é designado por excepção (exception). Todas as excepções são representadas por classes, e todas são obrigatoriamente derivadas da classe Exception, existente no espaço de nomes System. Uma excepção pode ser “lançada” (thrown) por forma a gerar um erro e “apanhada” (caught) quando o erro é tratado. O tratamento em Visual Basic é realizado à custa do bloco Try… Catch.

Página 2...
tracking img