Tratamento de efluentes industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Goiânia, 11 de maio de 2009.
Didática – Projeto de ação didático direcionado a colaboradores de uma indústria.


TÍTULO

Tratamento de efluentes industriais.


Apresentação

Este projeto vem buscar a conscientização dos colaboradores de uma determinada indústria, a respeito da problemática da contaminação provocada pelos efluentes industriais, mediante este assunto proposto, o projetobusca a reeducação dos colaboradores trabalhando a questão do uso racional da água que é um bem natural cada vez mais escasso. Seguindo este pensamento do uso racional da água e a diminuição do efluente gerado na indústria os colaboradores são peças chaves para que o projeto venha a ser implementado e obtenha sucesso. Dentro do projeto estão envolvidas áreas como a química, biologia e geografia,com abordagens destas três áreas os colaboradores terão um maior entendimento sobre o assunto em questão, e conseguirão enxergar o quanto podem contribuir para construir um planeta melhor. Química é empregada para determinar o tipo e o grau de contaminação, tratamento a ser empregado, a biologia vem a contribuir de forma a determinar qual o tamanho do impacto ambiental causado pelo descarte deefluentes em corpos d'água sem o devido tratamento, já a geografia serve para determinar os pontos problemáticos tais como descarte de efluente industrial ou residencial sem tratamento adequado.

Justificativa

Considerando a quantidade de água potável disponível e a forma como esta água se encontra distribuída nos continentes temos que ter sim esta preocupação com a preservação deste bemnatural cada vez mais escasso, temos que cada vez mais nos conscientizarmos da problemática da falta de água e buscar sempre formas de reduzir o consumo e diminuir o efluente gerado tanto nas indústrias quanto em nossas residências, para se ter uma idéia do tamanho do problema basta verificarmos que apenas 2,5% do total de água do planeta é potável, aliado a isso podemos ver também que do total deágua potável disponível temos apenas 0,31% de água em áreas acessíveis ao ser humano, dividido irregularmente pelos continentes. O Brasil é privilegiado com várias bacias hidrográficas e mesmo assim temos regiões com falta d’água. 80% das bacias hidrográficas estão localizados na bacia amazônica onde temos apenas 5% da população do país, ficando para os 95% da população restante apenas 20% da água oque acarreta o problema de falta d’água nos grandes centros urbanos, e em algumas regiões para a irrigação. Se pensarmos nas populações ribeirinhas que vivem sem água tratada veremos que temos que ter mais preocupação com os efluentes descartados nos cursos d’água pois essas pessoas usam a água dos rios, lagos e córregos para seu consumo e muitas vezes sem a preocupação em ferver ou filtrar estaágua por não ter informações sobre os perigos de se consumir essa água sem nenhum tipo de tratamento. É válido lembrar que a quantidade de água existente no planeta permanece sem alteração o que vem ocorrendo é a contaminação da água potável o que faz com que a quantidade de água disponível para consumo diminua, causando a falta de água principalmente nos grandes centros urbanos. Daí surge ajustificativa para a elaboração de um projeto que busca a conscientização da população quanto ao problema da contaminação da água, pois temos que ter preocupação com preservação das bacias hidrográficas de todo planeta e achamos que se fizermos nossa parte podemos contribuir para a formação de cidadãos que se preocupam com a preservação do meio ambiente e com isso contribuir de alguma forma com aconstrução de um planeta melhor para as futuras gerações.


Objetivos

Mostrar aos colaboradores a importância da conscientização ambiental referente à contaminação da água causada por efluentes industriais, e residenciais é de extrema importância mostrar questões ambientais para que haja um melhor engajamento neste assunto tão importante que é a contaminação da água, dar um bom suporte de...
tracking img